Um avião que transportava 181 pessoas sofreu problemas com o trem de pouso no momento da aterrissagem e explodiu ao colidir com um muro de concreto na pista do Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul. O acidente ocorreu por volta das 9h de domingo (12) do horário local (3h no horário de Brasília).
A aeronave saiu de Bangkok, capital da Tailândia, por volta da 1h30. E sua chegada estava programada em Muan às 08h30 no horário local.
Ao se aproximar na pista de pouso, o Boeing 737-800 da companhia aérea coreana Jeju Air, que transportava 175 passageiros e seis tripulantes, derrapou no chão sem o trem de pouso acionado, colidindo com um muro de concreto antes de explodir. Segundo as autoridades locais, 179 pessoas morreram no acidente.
Dois membros da tripulação foram resgatados pelos socorristas. Eles foram transportados para hospitais diferentes em Seul, capital do país, após receberem atendimento em unidades perto do aeroporto.
Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap News, este é o acidente aéreo mais mortal já registrado em solo da Coreia do Sul e o terceiro com maior número de vítimas envolvendo uma companhia aérea sul-coreana.
Veja o vídeo da colisão e explosão do avião no aeroporto
Queda pode ter sido causada por colisão com pássaros
A agência coreana confirmou que as autoridades acreditam que a falha do trem de pouso, que encadeou o acidente, ocorreu devido a uma colisão da aeronave com um bando de pássaros.
Segundo nota divulgado pelo Ministério de Infraestrutura Terrestre e Transporte, uma torre de controle do aeroporto alertou sobre uma colisão com pássaros às 8h54. O piloto declarou socorro às 8h59 e pousou o avião às 9h03 sem o trem de pouso acionado.
O gravador de dados de voo e o gravador de voz da cabine foram recuperados dos destroços, embora possa levar meses para a causa exata do ocorrido seja determinada.