Adeus, dor nas costas! Para se livrar do problema em 2025

A dor nas costas foi um problema em 2024? Então uma série de exercícios pode contribuir para se livrar do incômodo neste ano que está começando. São técnicas para fazer em casa.

O fisioterapeuta Alexandre Mota ensina exercícios para alinhar a pelve e, assim, melhorar a coluna. É uma receita para espantar a dor nas costas.

– A melhor forma de todas para você trazer equilíbrio e aliviar a coluna inteira de uma vez só, lombar, torácica e cervical, é alinhar a pelve. Toda a coluna se equilibra na pelve. Se a pelve estiver desalinhada, a sua coluna vai sempre forçar demais, doer aos mínimos esforços e, pior, ela tende sempre a desgastar cada vez mais, piorando hérnia de disco, artrose, estenose, bico de papagaio. Vou mostrar exercícios para alinhar a pelve e começar 2025 com a coluna nova – afirma o fisioterapeuta.

Fisioterapeuta Alexandre Mota ensina como superar a dor nas costas

Dor nas costas? Fisioterapeuta Alexandre Mota ensina exercícios para se livrar do problema – Foto: Reprodução Vídeo

Adeus, dor nas costas

A primeira parte dos exercícios para espantar a dor nas costas será para alinhar os ilíacos, os ossos da bacia, enquanto depois o foco será no sacro, que fica no fim da coluna e liga a coluna à bacia.

O 1º exercício

Deitar em um sofá, de barriga para cima, e colocar um travesseiro entre os pés. “Apertar” o travesseiro até onde conseguir e for confortável e sustentar por cinco segundos. Repetir por três vezes.

O 2º exercício

Ainda deitado e agora com as pernas dobradas, colocar um cinto ao redor dos joelhos e fazer força para afastar os joelhos. Sustentar por cinco segundos e relaxar. Repetir por três vezes.

O 3º exercício

Com a ajuda de um bastão (ou vassoura), colocar o objeto no nível dos joelhos (por baixo de um joelho e por cima do outro). Empurrar os dois joelhos no bastão, segurando o objeto com as mãos e relaxar. Repetir três vezes e depois trocar a “ordem” dos joelhos (o joelho que estava em cima fica embaixo e o que estava embaixo fica em cima) para novamente fazer três vezes.

O 4º exercício

Deitar de lado, dobrar as pernas e entrelaçar as mãos e apoiá-las no peito. O peso do braço vai puxar o corpo para cima, com a sensação de espreguiçar e alongar até o quadril. Ficar nesta posição, respirando de forma relaxada, por um minuto. Depois, trocar de lado e repetir.

* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.