
A reabertura das operações no Aeroporto de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, está prevista para o meio-dia desta terça-feira (1º), após o incidente com o avião da Latam na noite de segunda-feira (31).

Avião da Latam ultrapassa pista de aeroporto e para no gramado sob chuva em Chapecó – Foto: Milena Bender/NDTV Record
O gerente do Aeroporto de Chapecó, Filipe Gomes, informou que as equipes trabalharam durante toda a madrugada para liberar a pista. “Acreditamos que, a partir do meio-dia, o espaço já estará pronto para voltar a funcionar”, declarou.
Em entrevista ao repórter da NDTV Record, Diego Antunes, Gomes ressaltou que ainda é cedo para apontar o que pode ter causado o incidente com o avião da Latam. Ao longo do dia, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) começará o processo de investigação.
“Eles vão apurar as informações necessárias para ter um panorama do que aconteceu e do que pode ter gerado esse incidente na noite de segunda-feira (1º)”, aponta o gerente do aeroporto.
Cenipa investigará o caso
A pista não apresenta imperfeições conforme Filipe, pois o local opera dentro dos parâmetros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). “Estamos dentro da normalidade”, aponta.
“Nós tiramos a aeronave do eixo da pista, próximo à cabeceira 11, e estamos limpando, lavando e vistoriado a área para constatar se não há detritos que possam atrapalhar o pouso ou decolagem das aeronaves”, explica.
Em nota, o Cenipa informou que os investigadores do órgão, localizados em Brasília, foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo o avião da Latam. Neste momento serão coletadas as informações necessárias para a investigação.

Avião da Latam ultrapassou a pista e parou no gramado; imagem mostra a pista onde o avião pousou – Foto: Divulgação/Saer-Fron/ND
Voos cancelados
A Latam comunicou que oferece toda a assistência necessária aos clientes impactados pelo incidente. Segundo a empresa, os passageiros afetados pelos cancelamentos serão reacomodados em outros voos.
Confira os voos cancelados:
- LA3277 (Chapecó-Guarulhos) de 31/03;
- LA3278 (Guarulhos-Chapecó) de 1º/04;
- LA3279 (Chapecó-Guarulhos) de 1º/04;
- LA3822 (Guarulhos-Chapecó) de 1º/04;
- LA3823 (Chapecó-Guarulhos) de 1º/04;
Avião da Latam ultrapassou a pista
Por volta das 19h30 da segunda-feira, o avião da Latam, um Airbus A319, ultrapassou a pista e parou no gramado do aeroporto. Aeronave saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no voo 3276, com 107 passageiros e cinco tripulantes.
A Voe Xap orienta que os passageiros com voos agendados entrem em contato diretamente com as companhias aéreas para mais detalhes sobre as suas viagens.
Todos os passageiros desembarcaram do Avião da Latam em segurança e não houve feridos, segundo um comunicado emitido pela empresa responsável ainda na noite do incidente.
Susto dos passageiros
Um vídeo gravado dentro da aeronave Airbus A319 registrou o susto dos passageiros. As imagens captadas mostram os momentos de tensão, quando o avião da Latam toca o solo, mas continua em movimento até parar no gramado. “Não parou ainda, gente”, comenta um dos passageiros.
Assim que a aeronave finalmente para, os ocupantes respiram aliviados e aplaudem o piloto.
Entre os passageiros estava Ivone Gromovski, que relatou ao repórter Diego Antunes o grande susto que todos passaram, já que a chuva já era intensa antes do pouso. “O susto foi imenso, mas graças a Deus estamos todos bem, ninguém se machucou”, contou a pastora.
A concessionária que administra o aeroporto informou em nota que a aeronave da Latam, vinda do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, ultrapassou os limites da pista no momento do pouso.
Vídeo mostra o susto dos passageiros e o alívio quando o avião parou – Vídeo: ND
Com o incidente, as equipes foram mobilizadas imediatamente para prestar assistência. “A operação e o desembarque ocorreram com total segurança”, afirmou a concessionária.