
Primeiro ganhador brasileiro de Oscar fica disponível com exclusividade na plataforma a partir deste Fernanda Torres viveu Eunice Paiva em ‘Ainda Estou Aqui’
Reprodução/TV Globo
“Ainda estou aqui” estreia no catálogo do Globoplay neste domingo (6). O primeiro filme brasileiro a ganhar um Oscar fica disponível com exclusividade na plataforma.
Com isso, esta quarta-feira (2) é o último dia para assistir à produção nos cinemas.
“Ainda estou aqui” venceu o prêmio de melhor filme internacional no Oscar 2025, no começo de março. Histórico, o momento marcou a primeira vitória do Brasil no Oscar.
Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, disputava o troféu com “A garota da agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A semente do fruto sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia). A categoria foi anunciada pela atriz Penélope Cruz.
Walter Salles discursa após ganhar o Oscar® de Melhor Filme Internacional
“Em nome do cinema brasileiro, é uma honra tão grande receber isso de um grupo tão extraordinário. Isso vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande no regime tão autoritário, decidiu nao se dobrar e resistir… Esse prêmio vai para ela: o nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as mulheres extraordinárias que deram vida a ela. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse Salles durante seu discurso e agradecimento.
Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” é o primeiro original Globoplay.
O longa conta a história real de Eunice Paiva (papel de Fernanda Torres), advogada e ativista que passou 40 anos procurando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello). O ex-deputado federal foi assassinado pela ditadura militar.
Além de melhor filme internacional, o filme concorreu em outras duas categorias no Oscar: melhor atriz (Fernanda Torres) e melhor filme. “Anora” venceu ambas.
“Como nosso primeiro filme original, essa obra é uma coroação da qualidade das nossas produções, especialmente no ano em que celebramos 10 anos do Globoplay e 100 anos de Globo”, diz odiretor de produtos digitais da Globo, Manuel Belmar.
“Esperamos que aqueles que ainda não assistiram ao filme possam descobrir sua importância para o cinema brasileiro e que aqueles que já o assistiram possam revê-lo com a mesma emoção.”
,