Quem é o vice-prefeito de BH, Álvaro Damião, que assumirá prefeitura após a morte de Fuad Noman

Vice-prefeito de BH, Álvaro Damião

Vice-prefeito de BH, Álvaro Damião – Foto: Reprodução/ND

O vice-prefeito de Belo Horizonte (MG), Álvaro Damião (União Brasil), assumirá a prefeitura da capital após a morte do prefeito Fuad Noman (PSD), na manhã desta quarta-feira (26).

Quem é o vice-prefeito de BH?

Álvaro Damião tem 54 anos e nasceu na capital mineira, construindo sua carreira como apresentador e repórter de TV e rádio, especializado em esportes e segurança pública.

Passou por emissoras como TV Alterosa, Record e Itatiaia. Como jornalista esportivo, cobriu cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas, três Pan-Americanos e três Copas América.

O vice-prefeito de BH iniciou sua vida política em 2012, quando tentou uma vaga na Câmara Municipal de BH pelo PSB, mas não foi eleito. Em 2016, conquistou seu primeiro mandato como vereador com 10.869 votos.

Dois anos depois, tentou se eleger deputado federal, mas não conseguiu. Em 2020, foi reeleito vereador pelo DEM (atual União Brasil), ampliando sua votação para 12.742 votos. Em 2022, disputou novamente uma vaga na Câmara dos Deputados, ficando como suplente.

Vice-prefeito de BH, Álvaro Damião

Vice-prefeito de BH construiu carreira pública no jornalismo – Foto: Reprodução/ND

Em 2024, Damião se juntou ao ex prefeito Fuad Noman para disputar a eleição como vice-prefeito na coligação BH Sempre em Frente, formada por Solidariedade, União Brasil, PRD, PSD, Agir, Avante e a federação PSDB/Cidadania.

Desde a vitória, e especialmente após a primeira internação de Fuad Noman em novembro, ele passou a representá-lo em compromissos oficiais e na imprensa.

Além da atuação pública, ele também mantém um trabalho social. Em 2014, criou o Instituto Bacana Demais, organização sem fins lucrativos que promove inclusão social por meio de educação, esporte, cultura e lazer para crianças, jovens e idosos.

Álvaro Damião é pai de três filhos: Giovanna, Álvaro Júnior e Kaique Oliveira.

A morte do prefeito Fuad Noman

Fuad Noman (PSD) morreu aos 77 anos. Ele estava internado há 83 dias e sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira (25), que evoluiu para um quadro de choque cardiogênico.

Fuad Noman, prefeito de Belho Horizonte

Fuad Noman, prefeito de Belho Horizonte, sofreu uma parada cardiorrespiratória – Foto: Rodrigo Clemente/PBH/ND

Segundo boletim médico do Hospital Mater Dei, o quadro de saúde do político era “bastante grave” e ele estava respirando por aparelhos. Noman também apresentava quadro de insuficiência renal aguda.

Ele foi diagnosticado com câncer no sistema linfático em julho de 2024, às vésperas do início da campanha eleitoral. O tratamento surtiu efeito e ele anunciou, ainda durante a campanha à reeleição, que estava curado.

Após o pleito, as complicações voltaram a se manifestar e Fuad Noman foi internado quatro vezes desde então, por motivos diversos: diarreia, sangramento intestinal, sinusite, bronquite e dores nas pernas.

No dia 1º de janeiro, por recomendação médica, ele foi empossado na prefeitura de Belo Horizonte de forma remota, sendo o prefeito mais velho eleito em uma capital brasileira na última eleição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.