Com máxima de até 39ºC, nova onda de calor chega ao Triângulo e região neste sábado; veja temperaturas no mapa interativo


Calorão deve chegar à região com tendência de sol entre nuvens em todo o estado, especialmente nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste e Sul do estado, sem previsão de chuvas. Calorão deve chegar à região a partir de sábado (15), com tendência de sol entre nuvens.
Luís Fellipe Borges/g1
A onda de calor que atinge o Brasil deve chegar a Minas Gerais nos próximos dias. No sábado, Uberlândia, a maior cidade do Triângulo Mineiro, deve registrar máxima de 37ºC. A região, assim como o Alto Paranaíba, deve ser uma das mais afetadas pelo calorão.
Conceição das Alagoas, Conquista e Veríssimo também registram altas temperaturas, com previsão de 39°C na primeira e 28°C nas outras duas.
Veja no mapa interativo abaixo a temperatura para as cidades da região, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Temperaturas máximas na região do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Previsão
A partir de sábado (15), a tendência é de sol entre nuvens em todo o estado de Minas Gerais, especialmente nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste e Sul do estado, e sem previsão de chuvas.
“A previsão de mudança nas condições do tempo na região é somente para depois do dia 22 de fevereiro, quando uma nova frente fria vindo do sul do Brasil chega no litoral da região sudeste e poderão organizar algumas chuvas isoladas em Minas Gerais”, explicou o climatologista Ruibran dos Reis.
Segundo Eduardo Petrucci, geógrafo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o que chama a atenção é a sensação de Conforto Térmico. A combinação entre temperatura alta e umidade relativa do ar, configuram um estado crítico, em que as pessoas tenham uma percepção de mais calor do que realmente é registrado pelos termômetros.
Em Uberlândia, pode ser que a sensação térmica chegue a ser até 15ºC mais alta do que a temperatura nos termômetros.
💡 Conforto térmico, segundo o especialista, é o estado de bem-estar físico e mental que se alcança quando uma pessoa não sente frio nem calor, ou seja, quando a pessoa consegue realizar suas funções físicas e sociais sem que haja um excesso ou redução de energia gasta para a realização desses.
Fenômenos
Segundo Petrucci, em grande parte do Brasil central houve a atuação de um sistema denominado de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que resultou em um início de mês chuvoso, e com temperaturas amenas, ou seja, abaixo da média mensal.
Ao mesmo tempo estava atuando um sistema de alta pressão e caracterizado por elevadas temperaturas, inibição de formação de nuvens carregadas de umidade, consequentemente, fazendo chover no norte da Argentina, Paraguai e extremo sul do Brasil.
“Esse fenômeno, fez com que as temperaturas na localidade de ocorrência se elevassem entre 5°C e 7°C, persistindo por mais de 5 dias, configurando uma Onda de Calor”, afirmou.
Contudo, houve o avanço desse fenômeno para o interior do país em direção à região, e abrangendo a totalidade da região Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste, com perspectiva de intensificação.
Maior temperatura desde 2009
Petrucci relembra, ainda, que a maior temperatura máxima registrada para um mês de fevereiro, é de 35°C em 3 de fevereiro de 2019. Isso segundo a série histórica da estação automática do INMET da Universidade Federal de Uberlândia (campus Santa Mônica), entre o período de 2009 a 2023,
“Se as temperaturas ocorrerem dentro da previsão, é possível que tenhamos o maior registro de temperatura máxima para um dia do mês de fevereiro desde 2009.”
Tempo em Uberlândia
José Matos
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.