Pilates realmente pode atrapalhar e dificultar o emagrecimento? Fisioterapeuta responde

Inventado por Joseph Pilates na década de 1920, a técnica de pilates tem a proposta de conectar o corpo e a mente. Assim, quem adere a essa prática sente benefícios na postura, força, equilíbrio e flexibilidade do corpo.

Porém ainda assim, existe quem questione os benefícios do método de exercícios físicos, por exemplo: pilates dificulta o emagrecimento?

De acordo com o fisioterapeuta e sócio do Studio Vitaflex Thiago Costa, a dificuldade de emagrecimento ou ganho de força e massa muscular pode estar atrelado à inflamação do corpo.

na imagem aparece aluna fazendo aulas de pilates com instrutora

Exercícios físicos precisam da instrução de um professor – Foto: Reprodução/Freepik/ND

“A dificuldade de emagrecimento ou a ganho de força e massa muscular pode estar atrelado a inflamação do corpo. É preciso avaliação do exame de sangue, bons hábitos, como alimentação e sono, exercícios, que trabalhem o aluno de forma única, como musculação e treino funcional”, respondeu com exclusividade para o Sport Life o fisioterapeuta e sócio do Studio Vitaflex Thiago Costa.

Assim, fica claro que é preciso se preocupar com os demais hábitos relacionados à saúde e não apenas se empenhar em uma sessão de exercícios. Ele destaca ainda que a repetição do método com correção leva à perfeição.

“A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição. Pilates não são exercícios diferentes a cada aula. Existe uma sequência de exercícios a serem executados e conforme o aluno vai repetindo o movimento se torna cada vez mais aprimorado e eficaz”, afirmou Costa.

mulher grávida fazendo exercícios de pilates em casa durante a gravidez

Mulher grávida fazendo exercícios de pilates com a bola em casa – Foto: iStock/Divulgação

Demais curiosidades sobre o impacto de pilates na saúde

Os resultados do exercício, que trabalha todos os grupos musculares, variam de acordo com a quantidade de sessões em uma semana, o que não impediu Thiago de fazer uma previsão.

“Trabalha-se em níveis básico, intermediário e avançado no pilates. O resultado depende da quantidade de vezes por semana. Geralmente, alunos que fazem somente pilates duas vezes na semana como exercício físico vê o resultado em três meses”, disse.

homem faz exercícios de pilates após ter problema de dor nas costas

Homem faz exercícios físicos após ter diagnóstico de hérnia de disco – Foto: Reprodução/Freepik/ND

É preciso ainda ressaltar que não importa se uma pessoa está com hérnia de disco, postura ruim, ou seja, não será impedido de praticar o exercício. A questão é ter avaliação de um profissional que ditará o ritmo de treino.

“O pilates tem como objetivo desenvolver um corpo uniforme. Devemos avaliar e descobrir de onde vem aquela hérnia de disco, podendo ser consequência de um corpo mal estruturado, ou seja, desigual ou até mesmo por uma questão psicossomática. A avaliação do aluno deve ser feita minuciosamente e assim será feito um programa de treinamento especificamente direcionado”, completou o fisioterapeuta.

Diferenças entre exercícios

“Sim, mas existem diferenças entre os dois. Na musculação, ocorre a hipertrofia comum. Enquanto no pilates, ocorre a hipertrofia organizada. A hipertrofia organizada faz com que um praticante trabalhe a flexibilidade do músculo ao mesmo tempo que fortalece e aumenta a massa muscular. Pessoas que buscam um aumento gradativo de massa, que leve a uma alteração no corpo, devem priorizar a musculação”, concluiu Thiago Costa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.