Curso começa na quarta-feira (27) e busca qualificar os agentes para agirem de forma eficiente, técnica e juridicamente embasada. Guarda Civil Municipal de Santos terá curso de capacitação de como agir em abordagens
Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, promoverá um curso para capacitar a atuação de guardas civis em abordagens. O objetivo da iniciativa, segundo a administração municipal, é qualificar os agentes para agirem de forma eficiente, técnica e juridicamente embasada.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança (Seseg), o 1º Curso de Diretrizes de Abordagem Policial será realizado na quarta-feira (27), com o lançamento da Cartilha de Diretrizes de Abordagem Policial.
O material foi elaborado pela Seseg e servirá como referência normativa para as ações operacionais da GCM. A cartilha destaca fundamentos jurídicos essenciais, assegurando o respeito das pessoas abordadas e dos agentes públicos envolvidos.
Além disso, entre os temas abordados, estão os procedimentos de busca pessoal, uso de algemas, emprego da força e o tratamento adequado em ocorrências envolvendo questões como racismo, pessoas em situação de vulnerabilidade.
O principal objetivo do encontro é padronizar os procedimentos operacionais da corporação de forma eficiente, garantindo que os guardas atuem de maneira uniforme, eficaz e dentro dos limites legais.
O curso e o lançamento da cartilha da GCM serão realizados das 14h às 17h no auditório do Parque Tecnológico de Santos, no 5° andar do edifício na Rua Henrique Porchat, 47, no bairro Vila Nova.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos