
Nova modalidade deve ser disponibilizada a partir de 16 de junho – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/NDO Banco Central trabalha para lançar algumas novidades para o Pix, como o “Pix automático”, que deve facilitar o pagamento de dívidas através da modalidade mais utilizada pelos brasileiros.
A funcionalidade poderá ser utilizada para quitar contas de luz e serviços de assinatura por streaming, podendo substituir operações com cartão de crédito. O serviço está previsto para iniciar em junho.
As atualizações foram destacadas pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, nesta terça-feira (22). Entre os pontos de benefício previstos pelo economista estão acesso para quem não tem cartão e a continuidade de pagamentos quando há situação de cartão clonado.

Novidades foram apresentadas pelo presidente do Banco Central nesta terça-feira (22) – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Reprodução/ND
“Mais de 60 milhões de pessoas que não têm acesso a cartão de crédito, hoje não tem cartão de crédito, e vão poder assinar serviço como esses [streaming] sem precisar ter cartão de crédito, ou algo que muitos já podem ter sofrido, que é quando tem cartão de crédito clonado em alguma compra e você é obrigado a cancelar tudo e refazer”, declarou.
Pix automático deve começar a valer em junho de 2025
As previsões indicadas pelo Banco Central preveem início do serviço a partir de 16 de junho. Além do Pix Automático, outras modalidades também estão previstas pela autarquia e contemplam redução de golpes e parcelamento.
Veja a relação de novidades apresentada pelo Banco Central:
- Pix por aproximação: possibilita a realização de pagamentos por meio da aproximação do celular, aumentando a rapidez da transação e melhorando a experiência do usuário;
- Pix automático: permitirá pagamentos recorrentes por meio do Pix, como contas de luz e assinaturas de serviços de streaming;
- Pix parcelado: possibilitará o parcelamento de uma transação Pix para o comprador com recebimento imediato para o vendedor, estimulando o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado e gerando alternativas mais competitivas no mercado;

Pix automático será disponibilizado para pagamento de contas luz e streaming – Foto: Bruno Peres/Agência Brasil/ND
- Pix em garantia: permitirá que os fluxos futuros de Pix possam ser dados como garantia em operações de crédito, melhorando a qualidade do colateral e reduzindo o custo do crédito.
- MED 2.0 – permitirá a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos, de forma 100% digital. Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes.
*Com informações do R7