Atriz que viveu Maria de Fátima criança em ‘Vale Tudo’ fala sobre primeira experiência em novelas: ‘Nervosa, mas confiante’


Laura Henriques, de 8 anos, viveu a fase infantil da personagem Maria de Fátima, interpretada por Bella Campos na versão adulta. Laura Henriques conhece PROJAC, no Rio de Janeiro
Franciene Henriques/Arquivo pessoal
O início da carreira artística pode ser um verdadeiro desafio para qualquer ator. São testes e mais testes para conseguir uma participação em projetos de grande relevância e, por vezes, anos para conquistar um papel de protagonismo. Para Laura Henriques, moradora de Sorocaba (SP), porém, essa oportunidade veio mais rápido do que poderia imaginar.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A atriz mirim, de 8 anos, foi convidada para participar do remake da novela “Vale Tudo”. E não foi para qualquer papel: Laura interpretou a personagem Maria de Fátima em sua fase infantil. A personagem é uma das protagonistas da obra, vivida pela atriz Bella Campos na versão adulta.
Francine Henriques, mãe da atriz, conta que foi um processo de pouco mais de um ano entre o interesse em atuar e a confirmação para o papel. A carreira de Laura, porém, começou de forma despretensiosa, postando vídeos da filha em redes sociais em forma de vlog de atividades cotidianas e de brincadeiras.
A desenvoltura da menina em frente às câmeras chamou a atenção dos seguidores que encorajaram os pais da menina a buscar por participações dela em projetos maiores. Foi então que a família decidiu levá-la em uma agência.
“No mesmo dia que a gente levou [na agência] o fotógrafo já ficou encantado com ela. Falou: ‘nossa, ela é muito linda’. Pegou ela e levou pra todo mundo [vê-la]”, relembra Franciene.
Segundo a mãe, foi a grande semelhança da criança com a atriz Bella Campos que chamou a atenção dos produtores da novela. Franciene revela que após participar de alguns testes com negativas para outros projetos da emissora, o convite para “Vale Tudo” veio da própria produção.
“A gente sempre recebeu a mensagem ‘amanhã tem teste na Globo’. E essa foi: ‘a Globo está convidando ela [Laura] para fazer teste.’” conta Franciene que, apesar da surpresa, manteve as expectativas da filha controladas.
“A gente foi fazer [o teste] mas eu sempre falo com ela: ‘a gente vai fazer, mas você esquece’. Porque a gente não recebe o ‘não’, a gente só tem a resposta do sim. Então eu falei: ‘a gente vai e faz, mas deixa pra lá’. Aí passou uns dois meses, mais ou menos, aí eu recebi a ligação: ‘a Laura foi aprovada.’”
Emoção e preparação
A tão esperada ligação foi recebida com grande alegria pela família. “Quando minha mãe pegou o telefone para saber da notícia, fui correndo atrás dela”, conta Laura com nostalgia. Ela diz que ao receber a notícia da aprovação, comemorou com a mãe “pulando e gritando”.
Apesar da aprovação no papel, “Vale Tudo” é a primeira experiência da menina como atriz e, por isso, teve que passar por um intenso processo de preparação para atuar na novela, enviando outros testes de desenvolvimento de atuação antes de realizar a gravação.
A atriz revela que todo o processo teve momentos prazerosos: “[a professora] Era bem carinhosa. Ela tinha muita paciência. Aí sempre que acabava a aula eu queria ficar mais, mas minha mãe tinha que me levar para casa”, brinca.
Encontro de estrelas
Laura conheceu as atrizes Bella Campos e Taís Araújo nos estúdios da Globo
Franciene Henriques/Arquivo pessoal
Um dos momentos mais aguardados por Laura foi o encontro com a atriz Bella Campos, que interpreta a versão adulta da personagem Maria de Fátima. A menina conta que já acompanhava o trabalho de Bella e que foi uma grande emoção conhecer a atriz pessoalmente.
“Eu fiquei muito tempo esperando ela. Aí quando eu vi que ela estava chegando, eu [falei]: ‘mãe, vem gravar.'”
Além de Bella Campos, a menina também pôde conhecer pessoalmente a atriz Taís Araújo, que interpreta Raquel, mãe de Maria de Fátima na versão atual da novela
Apesar de ser a primeira experiência de Laura em um grande projeto, a atriz conta que foi uma mistura de sentimentos e afirma que é a realização do grande sonho de ser atriz. “Eu estava nervosa, mas ao mesmo tempo confiante de que eu ia conseguir”, conta. Veja o vídeo dos bastidores da gravação.
VÍDEO ID 13478293
Primeiros passos
Além da atuação televisiva, a menina também deseja se aventurar em outras áreas: na música, como “uma cantora famosa”, em suas palavras, e também como atriz de cinema. “Na minha mente, quando [o live action de] Moana estrear, eu vou ser ela”.
O caminho é longo, mas Laura já mostrou que tem talento para as câmeras. Até lá, a atriz aproveitou o bom momento estreando no primeiro capítulo de “Vale Tudo”, que foi ao ar na segunda-feira (31).
Laura participou de duas cenas no episódio inicial da novela, mas tem a possibilidade de retornar à trama em flashbacks, conforme a evolução da obra. Apesar disso, a mãe comemora o passo importante na vida da filha.
“Tem muita gente que às vezes fala: ‘ah, mas é só um capítulo.’ Mas o caminho para esse ‘só um capítulo’ é muito longo. Embora para ela tenha sido curto, a psicóloga da Globo mesmo, que faz todo esse processo antes, deu parabéns para ela e falou que tem crianças que estão ali há anos e não saem da figuração. Que era para ela aproveitar a oportunidade porque era um capítulo, mas é onde vai estar abrindo as portas.”
Para comemorar a grande noite de estreia, Laura não poderia aproveitar de forma melhor: uma festa do pijama. “Eu chamei várias amigas para irem lá em casa assistir comigo”, contou empolgada.
Initial plugin text
Remake de Vale Tudo
Sucesso absoluto nos anos 1980, “Vale Tudo” foi um marco na teledramaturgia brasileira e teve como premissa a pergunta: “vale a pena ser honesto no Brasil?”
Para isso, o público conheceu as histórias de Raquel e Maria de Fátima (Regina Duarte e Glória Pires), mãe e filha que lutam para vencer na vida, mas de formas diferentes: enquanto a primeira acredita na honestidade, a segunda procura meios ilícitos para isso.
Essa narrativa guiou a história, e em debates sobre ética e corrupção, a obra também trouxe à vida Odete Roitman (Beatriz Segall), considerada a maior vilã das novelas brasileiras, com suas falas ásperas e carregadas de preconceitos.
A morte misteriosa da personagem parou o Brasil e criou diversas teorias no imaginário popular sobre o autor do assassinato, surgindo a famosa frase “quem matou Odete Roitman?”, que virou assunto nacional.
A versão original da obra foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères e, em 2025, a novela será adaptada pela autora Manuela Dias.
A adaptação será ambientada na atualidade e manterá a mesma temática, porém, contará com algumas mudanças, como nos bairros quem que se passa a trama, a adição de novos personagens e a promessa de um novo assassino.
“Vale Tudo” estreia dia 31 de março na TV Globo, após o Jornal Nacional, e terá os 6 primeiros capítulos disponíveis no GloboPlay também para não assinantes, depois das exibições diárias.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.