Aprofundamento da Baía da Babitonga vai reduzir custos para os navios; entenda

O aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga, no Norte de Santa Catarina, deve reduzir os custos das empresas para movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul, o maior do estado. A profundidade do canal passará de 14 para 16 metros e as obras devem ser concluídas até 2026, segundo o governo estadual.

Aprofundamento do canal da Baía da Babitonga deve reduzir custos para as empresas. Na imagem, o Porto de São Francisco do Sul

Aprofundamento do canal da Baía da Babitonga deve reduzir custos para as empresas – Foto: Divulgação/PSF/ND

Atualmente, as embarcações carregadas de mercadorias precisam fazer uma parada, no meio da Baía, porque não conseguem percorrer os 17 km do canal durante a maré alta. O tempo de espera, que leva até 24h, traz um custo extra estimado em R$ 150 mil por dia para as empresas.

Ao todo, serão investidos R$ 324 milhões na obra, que teve contrato assinado no dia 21 de março pelo governador Jorginho Mello e os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. Com base no valor economizado diariamente pelas empresas com o aprofundamento, a estimativa é de que o retorno do valor aplicado leve 2160 dias, chegando a quase seis anos.

A dragagem e o aprofundamento do canal devem viabilizar a atracação e operação de embarcações de até 366 metros de comprimento. O Complexo Portuário da Babitonga será o primeiro do Brasil com capacidade para receber navios desse porte.

Financiamento da obra na Baía da Babitonga será via PPP

A obra será viabilizada por meio de uma PPP (Parceria Público Privada): o porto público de São Francisco aportará R$ 24 milhões, e o terminal privado Itapoá R$ 300 milhões, investimento que será devolvido parceladamente até dezembro de 2037. O ressarcimento será realizado em cima do adicional de tarifas portuárias geradas pelo acréscimo no número de navios e pelo aumento no volume de carga movimentada.

Obra no canal da Baía da Babitonga será financiada por meio de Parceira Público Privada. Na imagem, o Porto de Itapoá visto de cima.

Obra no canal da Baía da Babitonga será financiada por meio de Parceira Público Privada – Foto: Jonatã Rocha/Secom/ND

Engordamento da praia

Estima-se que serão removidos cerca de 12,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Parte do material deve ser utilizado para o engordamento da faixa de areia da orla de Itapoá que, nos últimos anos, tem sofrido com erosão marítima.

Cronograma

O edital para a escolha da empresa que realizará a obra já está disponível no site do Porto de São Francisco e a sessão pública de abertura das propostas ocorrerá no início de junho A expectativa é que as obras tenham início já em 2025 e sejam concluídas já em 2026.

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