Primeiro passo: representantes do Japão virão ao Brasil inspecionar situação sanitária da produção de carne bovina


O Brasil detém 25% de todo o mercado global, mas ainda não vende para o Japão. As negociações já duram 20 anos. Os japoneses alegam questões sanitárias. Comitiva japonesa vem ao Brasil inspecionar condições sanitárias da produção de carne
Na visita oficial do presidente Lula ao Japão, o governo japonês se comprometeu a enviar representantes para inspecionar as condições sanitárias da produção brasileira de carne bovina.
O dia do presidente começou no Palácio Imperial Japonês. Essa é a maior honraria a um chefe de Estado estrangeiro. Os japoneses convidam apenas um país por ano para visitar o palácio. No encontro, o imperador Naruhito e os principais membros do governo japonês receberam o presidente Lula e os principais membros do governo brasileiro. É para celebrar os 130 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão e estreitar os laços entre os dois países.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a família imperial teve que abdicar tanto do poder divino quanto do poder político, mas continua sendo a monarquia mais longeva da história – a mesma família no poder desde 660 antes de Cristo. Por causa da pandemia, a última visita foi em 2019, quando os japoneses receberam o presidente americano, Donald Trump.
Primeiro passo: representantes do Japão virão ao Brasil inspecionar situação sanitária da produção de carne bovina
Reprodução/TV Globo
Depois da cerimônia, Lula teve um encontro com empresários brasileiros exportadores de carne. O Brasil detém 25% de todo o mercado global, mas ainda não vende para o Japão. Os japoneses alegam questões sanitárias. Mas em maio, o Brasil deve receber a certificação de país livre da febre aftosa da Organização Mundial da Saúde Animal, o que deve fazer diferença nas negociações de agora, segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
“Avançar no mercado principalmente de carne bovina brasileira para o Japão. Fazer com que a carne brasileira ganhe espaço no mundo e também seja mais competitiva no mercado interno”, disse ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Depois disso, o ministro brasileiro conversou por telefone com o ministro japonês e conseguiu dele o compromisso de que o Japão enviará um grupo de especialistas para averiguar a situação sanitária do Brasil. É o primeiro passo para uma possível abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira.
Boa notícia para o governo em um dia cheio de compromissos oficiais, que terminou com um banquete no Palácio Imperial, onde Lula discursou sobre as boas relações entre o Brasil e o Japão.
” Japão e Brasil são parceiros estratégicos, compartilhamos valores como a democracia, a paz, o multilateralismo e o desenvolvimento sustentável”, afirmou o presidente Lula.
LEIA TAMBÉM
Lula chega ao Japão para visita oficial; principal objetivo é tentar abrir o mercado japonês para carne bovina brasileira
Em Tóquio, Lula discursa em jantar com imperador e diz esperar ‘firme engajamento’ do Japão na COP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.