De antivacina às vaias no Australia Open: como Djokovic se tornou um dos atletas mais polêmicos

O astro do tênis Novak Djokovic estava prestes a ir para a 11ª final do Australia Open na carreira, quando sentiu dores na coxa esquerda, abandonou o duelo após 80 minutos de jogo, nesta sexta-feira (24), e acabou sendo vaiado pelo público.

Djokovic e Nadal antes da aposentadoria de tenista espanhol – Foto: Novak Djokovic/@djokernole/Instagram/ND

As vaias da plateia se somam as outras polêmicas que o tenista se envolveu nos últimos anos.

Em 25 anos atuando como atleta profissional, o sérvio de 37 anos coleciona 99 títulos ao todo, segundo o site oficial da ATP (Associação de Tenista Profissionais).

Mesmo com os números impressionantes que o colocam como um dos maiores do mundo, Djokovic, nos últimos anos, ficou mais conhecido pelas as situações ‘extracampo’. Veja algumas delas:

Sarro com Federer e Nadal e atrito com o público

Antes de se aposentarem, os multicampeões Roger Federer e Rafael Nadal eram vistos como ‘os queridinhos’ dos fãs de tênis.

Em 2008, no Australia Open, o sérvio chegou a usar nas partidas um comportamento provocador e sarcástico contra Federer e Nadal, o que incluía fazer imitações brincalhonas dos adversários.

Djokovic imitando supostamente o estilo de jogar de Rafael Nadal – Foto: Divulgação/Tennis TV/Youtube/ND

O que parecia uma brincadeira para Djokovic, foi vista como “afronte e desrespeito” pelos os fãs de Federer e Nadal. Apesar do atrito, atualmente, os três tenistas mantém um relação amigável.

Djokovic come grama na final de Wimblendon

Djokovic em jogo em Winblendon comendo grama - Foto: Divulgação/Wimblendon/Youtube/ND

Djokovic em jogo em Winblendon comendo grama – Foto: Divulgação/Wimblendon/Youtube/ND

Em 2019, o atleta deixou de lado a postura mais provocativa e buscou conquistar mais o público que torcia para ele.

Na nova fase, o tenista criou um novo ritual na partida em que venceu Roger Federer na final de Wimblendon em 2019.

Para celebrar o título conquistado, Novak se agachou, mastigou e comeu a grama da quadra do torneio.

Expulso por agredir uma árbitra com uma bola

Apesar da campanha para se tornar uma figura mais carismática dentro dos torneios organizados pela ATP, na pandemia, Djokovic teve sua imagem prejudicada.

Além do posicionamento antivacina, o campeão mundial chegou a rebater uma bola de tênis numa árbitra que apitava um jogo do US Open de 2020.

Foi após a eliminação para Pablo Carreno Busta, que o sérvio se irritou com o resultado, jogou a bola para longe e atingiu a garganta da juíza, que caiu rapidamente no chão e ficou sem ar por alguns segundos.

Djokovic até tentou ajudar e pedir desculpas, mas o estrago já estava feito. Posteriormente ele foi eliminado e teve a reputação manchada.

De contaminação viral à deportação na Austrália

Tricampeão de Roland Garros retornou ao Australia Open neste ano após deportação em 2022 – Foto: – Foto: Novak Djokovic/@djokernole/Instagram/ND

Entre uma das maiores polêmicas do ídolo do tênis, boa parte delas aconteceram na pandemia.

O tricampeão de Roland Garros, em coletiva de imprensa, deixou claro que não apoiava a vacinação obrigatória, não acreditava na eficácia delas e não seria forçado a tomá-la.

Contra as medidas de distanciamento social, Djokovic foi criticado por organizar o torneio Adria Tour, na região dos países balcãs, em 2020, com liberação de arquibancadas lotadas e sem o uso de máscaras.

O resultado foi a contaminação de torcedores e jogadores que testaram positivo para Covid-19 dias depois.

Em 2022, com a volta dos torneio de tênis e a flexibilização das medidas de segurança da Covid-19,  ele disse que iria ao Australia Open após alegar ter permissão para entrar, pois havia testado positivo para a doença recentemente.

Djokovic acabou sendo detido pela polícia alfandegária australiana, e cinco dias depois, foi deportado da Austrália.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.