Ao longo dos séculos, os estilos de casas mais populares nos Estados Unidos evoluíram, acompanhando as tendências arquitetônicas e os avanços tecnológicos, além da influência dos colonizadores europeus. Cada estilo reflete um período histórico e um modo de vida único, adaptado às condições locais e às necessidades da época.
Veja abaixo cinco dos estilos de casas mais populares nos Estados Unidos
1. Vitoriana
As casas vitorianas se originaram na Era Vitoriana, entre 1830 e 1901. Embora o termo “Casas Vitorianas” englobe muitos estilos dessa época, todas compartilham semelhanças. Essas casas são conhecidas como “casinhas de boneca” ou “casas de biscoito de gengibre”. O interior é caracterizado por cômodos separados com um plano de planta assimétrico. A maioria das casas vitorianas americanas tem dois andares e escadas estreitas.
Características comuns das casas vitorianas:
- Trabalhos ornamentais nos acabamentos;
- Cores exteriores vibrantes;
- Telhados íngremes com beiral;
- Grandes varandas frontais;
- Pequenas torres na linha do telhado e janelas de sótão.
2. Casa de campo ou farmhouse
O estilo farmhouse surgiu na Alemanha e na Escandinávia como uma solução para abrigar trabalhadores rurais, chegando aos Estados Unidos no século XVIII. O design original da casa de campo foca na praticidade. Os interiores são frequentemente neutros e com muitos detalhes em madeira. Hoje, o estilo farmhouse moderno é popular em áreas suburbanas.
Características comuns das tradicionais casas de campo americanas:
- Construídas em madeira, tijolos ou pedra;
- Com dois andares;
- O primeiro andar com uma grande cozinha e uma sala de estar formal;
- O segundo andar abriga todos os quartos;
- Grande varanda na frente.
3. Estilo Cape Cod
O estilo cape cod teve origem na Inglaterra no final do século XVII, mas não chegou aos Estados Unidos até o início do século XX. Uma casa cape cod tem um design simples e simétrico, mas, devido aos seus acabamentos, possui uma estética charmosa. Embora o revestimento original fosse de madeira de cedro ou telhas, muitas casas cape cod modernas apresentam revestimento de vinil.
Características comuns de uma casa Cape Cod:
- Casa de um andar e meio;
- Sótão com janelas;
- Persianas de madeira;
- Revestimento de telhas;
- Telhados íngremes.
4. Cottage house
A definição de uma cottage house é uma casa pequena, geralmente localizada no campo, perto de uma praia ou lago. As primeiras residências nesse estilo surgiram na Europa como moradias para trabalhadores rurais. Essas pequenas habitações ganharam popularidade e agora podem ser encontradas em todo o mundo.
Algumas características da cottage house:
- Casa pequena, para uma única família;
- Estilo considerado acolhedor ou pitoresco;
- 1 a 1,5 andares;
- Telhados íngremes;
- Muitas têm pequenas varandas frontais.
5. Cottage Inglesa
Enquanto uma cottage regular é uma casa pequena, as cottages inglesas possuem um estilo arquitetônico distinto. Essas casas surgiram nos anos 1700, durante o movimento Pitoresco. Os construtores usavam recursos locais para construir casas rústicas no campo. Jardins ingleses cercam essas residências, com plantas florescendo, ervas e vegetais. Os interiores frequentemente apresentam paletas de cores neutras e quentes, vigas de madeira expostas e pisos de madeira dura.
Características típicas de uma cottage inglesa:
- Telhado de grande inclinação, muitas vezes coberto com palha ou junco para isolamento (telhado de colmo);
- Mistura de pedra, tijolo e madeira;
- Janelas com vidros coloridos;
- Chaminé empilhada;
- Videiras na parte externa.