A conta de água de Balneário Camboriú deve subir a partir desta segunda-feira (6), segundo a Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú). As tarifas serão reajustadas em 14,35%. E, além da água, as taxas de esgoto também vão aumentar.
O aumento foi solicitado em 6 de outubro de 2024, ainda pela gestão anterior, e aprovado pela Aresc (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina) em 6 de dezembro.
Justificativa para reajuste na conta de água de Balneário Camboriú
Na época, o pedido de reajuste foi fundamentado pela necessidade de equilibrar as finanças da autarquia. Este é o primeiro reajuste aplicado pela Emasa nos últimos dois anos.
Segundo o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, a atual gestão não foi informada sobre o reajuste e ficaram hesitantes em relação ao aumento das tarifas para a população.
“Ficamos muito reticentes quanto ao reajuste. Ninguém gosta de dar aumento, especialmente em um cenário com tantos desafios que herdamos no início deste ano. No entanto, é nosso compromisso garantir transparência e uma melhor gestão dos recursos da Emasa”, disse.
Obras de melhorias estão previstas
Ainda, conforme Pavoni, a nova gestão da empresa responsável pela distribuição de água em Balneário Camboriú deve realizar obras de melhorias neste ano.
Entre as iniciativas planejadas estão o aumento da eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto Nova Esperança e a ampliação da capacidade de fornecimento de água potável para atender às demandas crescentes da cidade, principalmente durante o verão.