Acidente na Coreia do Sul reacende alerta sobre colisões entre aviões e aves; veja estratégias utilizadas por aeroportos no Brasil


Uma das informações divulgadas pelas autoridades sul-coreanas é que um Boeing 737-800 colidiu com aves que costumam sobrevoar o aeroporto. No Brasil, gaviões, cachorros e até cabritos são criados para espantar pássaros potencialmente perigosos. Os animais treinados para manter segura a pista do Galeão
A Coreia do Sul investiga a queda de um avião no último domingo (4), que deixou 179 mortos. Uma das informações divulgadas pelas autoridades é que a aeronave, um Boeing 737-800, colidiu com aves que costumam sobrevoar o aeroporto.
Esse tipo de acidente, que não costuma ser grave, é bem comum. O Fantástico deste domingo (5) mostrou como aeroportos no Brasil utilizam diversas técnicas para minimizar esses incidentes. Veja no vídeo acima.
Canhão de gás e animais treinados
O aeroporto internacional do Rio tem um arsenal para afugentar as aves na região. Uma das técnicas de defesa é treinar outros animais para manter limpa a pista de pouso e decolagem.
Um canhão a gás e falcões treinados ajudam a espantar aves como urubus. Já os cães identificam ninhos, e as cabras ajudam no controle da vegetação, reduzindo o número de fauna.
“A gente conseguiu uma redução de 30% na quantidade de eventos e 70% na severidade desses eventos. Ou seja, a gente reduziu em 70% o índice de colisão com o dano”, destaca Milena Martorelli – gerente de sustentabilidade do RIOGaleão.
Os animais treinados para manter segura a pista do Galeão
Reprodução/TV Globo
A falcoaria é uma das principais técnicas utilizadas nos aeroportos para afastar aves indesejadas dos aviões. Qualquer ave de rapina pode ser treinada para essa tarefa, incluindo corujas. O treinamento é baseado em recompensas e ensina as aves duas formas principais de marcar território: saltar diretamente da luva para o alvo ou alçar voo a partir de uma caminhonete.
Os animais treinados para manter segura a pista do Galeão
Reprodução/TV Globo
Canhão de galinhas
No Brasil, os animais que mais trombam com aviões são quero-quero, o carcará e o morcego.
Turbinas de aeronaves passam por testes de resistência, incluindo disparos de frangos mortos contra as hélices. Ainda assim, colisões com aves de maior porte, como garças e urubus, podem causar danos graves, levando até à pane total do motor.
Turbinas de aeronaves
Reprodução/TV Globo
Investimentos em soluções tecnológicas
O perigo aviário causa pousos forçados, atrasos e cancelamentos – uma perda de quase 1,5 bilhão de dólares por ano. O prejuízo justifica investimentos como o falcão robô de uma empresa holandesa. A tecnologia já demonstra eficácia em limpar áreas de risco, mas a bateria dura apenas 15 minutos.
“A gente botou uma câmera na cabeça do robô para enxergar na visão dele enquanto pilota. Mas já está em estudo um sistema completamente autônomo de voo”, destaca Wessel Straatman – engenheiro da Clear Flight Solutions.
No entanto, métodos tradicionais, como o uso de estátuas de predadores, nem sempre têm o efeito desejado.
Falcão robô
Reprodução/TV Globo
Segurança no transporte aéreo
Quase todas as colisões desse tipo ocorrem durante o pouso e a decolagem, pois o avião está em baixa altitude. No entanto, apenas uma pequena fração desses incidentes resulta em acidentes.
“Se um desses eventos altamente improváveis não tivesse acontecido, provavelmente todo mundo estaria vivo e a manchete não seria tão dolorosa. Então ele continua sendo o segundo meio de transporte mais seguro do mundo – ele só perde para o elevador”, destaca o engenheiro aeronáutico.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.