RH tenta demitir funcionário por uso de internet, mas expõe hábitos do time e vira fiasco

No Reino Unido, o processo de demissão de funcionários segue regras rígidas, especialmente em comparação com os Estados Unidos, onde as rescisões podem ocorrer de forma mais imediata. Há cerca de 15 anos, uma tentativa frustrada de demissão em um escritório britânico se tornou um exemplo de como medidas mal planejadas podem sair pela culatra. A história foi contada no fórum do Reddit.

RH tenta demitir funcionário por uso de internet, mas expõe hábitos do time e vira fiasco

RH tenta demitir funcionário, mas caso vira fiasco

Pendrive que foi colocado no computador explodiu – Foto: Pixabay/ND

O caso envolvia um funcionário considerado improdutivo e preguiçoso pela gerência, mas que, por ser sindicalizado e conhecer os regulamentos trabalhistas, conseguia se proteger de tentativas de rescisão. Ele frequentemente alegava, por exemplo, que suas falhas eram decorrentes da falta de treinamento adequado, o que obrigava a empresa a mantê-lo empregado.

Determinados a encontrar uma razão para demiti-lo, o departamento de RH (Recursos Humanos) implementou uma nova política que tornava o uso excessivo da internet para fins pessoais uma infração passível de demissão. Para respaldar a medida, decidiram monitorar o uso da internet do funcionário-alvo e de outros 10 colegas escolhidos aleatoriamente no mesmo período.

No entanto, o resultado da auditoria surpreendeu o RH: embora o funcionário usasse a internet para fins pessoais, ele era o que menos acessava sites não relacionados ao trabalho entre todos os monitorados. Isso expôs hábitos de navegação do restante do departamento, gerando constrangimento e inviabilizando qualquer ação disciplinar.

Diante do fracasso da estratégia, o RH abandonou a tentativa de demissão por uso da internet. Posteriormente, o funcionário foi desligado por operar um negócio próprio utilizando recursos da empresa, mas o processo levou meses para ser concluído.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.