‘Labirinto’ em forma de castelo e pirâmide em solo piauiense: conheça as belezas naturais de Castelo do Piauí


O Piauí de Riquezas deste sábado (28), o último de 2024, mergulhou na história e nas formações geológicas da cidade, marcada por um forte turismo religioso. ‘Labirinto’ e pirâmide: conheça as belezas naturais de Castelo do Piauí
Jairo Silva/TV Clube
O Piauí de Riquezas deste sábado (28), o último de 2024, mergulhou na história e nas belezas naturais de Castelo do Piauí, a 184 km de Teresina. A cidade conta com um “labirinto” em forma de castelo, rochas que lembram cascos de tartaruga e até uma pirâmide em pleno solo piauiense!
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
No Parque Nacional da Pedra de Castelo, as frestas abertas nas rochas são usadas como pequenos altares improvisados que demonstram a fé dos devotos que peregrinam até lá. Segundo os moradores mais antigos, a imagem da santa padroeira do município, Nossa Senhora do Desterro, foi encontrada no local.
“Um vaqueiro levou [a imagem] para uma fazenda de gado, onde construíram uma capela. Só que, misteriosamente, a santa desaparecia da capela e reaparecia na gruta onde foi encontrada pela primeira vez”, conta o guia de turismo Augusto Júnior.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Outro atrativo de Castelo do Piauí são as formações rochosas próximas ao cânion do Rio São Miguel, que lembram cascos de tartaruga. Augusto explica que elas são formadas pela erosão diferencial e tendem a se dilatar com o aumento da temperatura.
O passeio inclui ainda um testemunho geológico que, pela semelhança com uma pirâmide, parece extraído diretamente do Vale dos Reis, um dos sítios arqueológicos mais famosos do Egito.
‘Labirinto’ e pirâmide: conheça as belezas naturais de Castelo do Piauí
Jairo Silva/TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.