Com a volta da tradicional queima de fogos, a capital catarinense se prepara para um espetáculo de 15 minutos na virada do ano. O Réveillon de Florianópolis contará com shows nacionais, fogos subaquáticos e cascata na Ponte Hercílio Luz.
O show pirotécnico deste ano será feito com “fogos de vista”, isto é, que emitem baixo ruído, conforme a lei municipal. Também serão distribuídos abafadores acústicos para pessoas com sensibilidade auditiva, em parceria com a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas).
“Florianópolis vai ter uma retomada em grande estilo, vai ser um espetáculo grandioso”, antecipa Leandro Orça, diretor da Vision Show, empresa catarinense responsável pela apresentação.
Além da capital catarinense, a Vision Show fará o Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro, de Santos, em São Paulo, Vila Velha, no Espírito Santo, Itapema, entre outras cidades.
Os fogos subaquáticos devem colorir as águas de Florianópolis a partir da meia-noite. Os artefatos se acendem e reproduzem pequenas chamas que iluminam o mar.
“Esse ano a gente está montando um efeito ‘tapete colorido’. Vão ser efeitos luminosos em cima d’água, com cores verde, vermelha e branca”, afirma o diretor da Vision Show, em entrevista ao Balanço Geral.
Serão quatro balsas posicionadas para encantar o público do Réveillon de Florianópolis na Beira-Mar Norte e na Beira-Mar Continental. Elas serão comandadas por um ponto estratégico central em terra, com uma tecnologia moderna via GPS para monitorar e acionar os fogos à distância.
A queima de fogos formará desenhos de coração, carinhas felizes, estrelas e figuras geométricas. O show pirotécnico ainda contará com fogos degradê, que trocam de cor, cascatas douradas e um gigante pisca-pisca.
Pela primeira vez em dez anos, a Ponte Hercílio Luz estará novamente iluminada no Réveillon de Florianópolis. A cascata, com duração de cinco minutos, encerrará o espetáculo às 00h15 da próxima quarta-feira (1º).
Confira a programação completa dos shows no Réveillon de Florianópolis
A festa do Réveillon de Florianópolis, no entanto, começa bem antes da meia-noite. Os palcos da Beira-Mar Norte e Beira-Mar Continental agitarão a cidade com shows de artistas locais e nacionais a partir das 20h.
Vale lembrar, ainda, que todo o show de fogos será ritmado por uma trilha sonora composta exclusivamente para o Réveillon de Florianópolis. Veja a seguir a programação completa:
Beira-Mar Norte
- Apresentação: Ed Soul
- 20h – 21h30: Jonny Voice
- 30min: DJ Fewie
- 22h – 23h30: Entre Elas
- 23h30: DJ Fewie
- 00h00: Show de Fogos e Cascata
- 00h15 – 01h45: Munhoz e Mariano
- 2h30: Limpeza da festa
Beira-Mar Continental
- Apresentação: Luciane Fromholz (Tata)
- 20h – 21h30: Dazaranha
- 30min: DJ Naticandy
- 22h – 23h30: Quinteto SA
- 23h30: DJ Naticandy
- 00h00: Show de Fogos e Cascata
- 00h15 – 01h45: Kamisa 10
- 2h30h: Limpeza da festa
Como será realizada a limpeza no Réveillon de Florianópolis?
Cerca de 400 trabalhadores estarão empenhados na limpeza urbana nas avenidas Beira-Mar Norte e Continental e nos principais balneários durante as festas de Ano-Novo. A equipe vai operar em três turnos a partir da meia-noite do dia 1º de janeiro de 2025.
Serão dez PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) de vidro nos bairros Centro e Estreito, 650 latões e quatro caminhões compactadores. As praias já contam com cerca de 2 mil lixeiras na faixa de areia.
Onze quadriciclos e quatro tratores serão usados para manejo e transporte dos resíduos das praias até os equipamentos de coleta. A prefeitura também conta com a colaboração das pessoas em levar as embalagens vazias de volta para casa.
A limpeza da orla inicia às 5h nas praias do Norte e às 6h no Sul e Leste. O objetivo é que a operação seja concluída até 9h30min, horário em que geralmente o público da virada é substituído pelo do verão.
A limpeza nas avenidas Beira-Mar Norte e Continental começa às 1h30, ao fim dos shows, com varrição, coleta de resíduos e, em seguida, lavação com três caminhões hidrojato.
A Prefeitura de Florianópolis informou que as pistas foram liberadas antes das 3h30 no ano passado, mas este ano a previsão é de que o trabalho dure até às 5h.
Segurança e mobilidade urbana durante o Réveillon de Florianópolis
Os ônibus circularão em horários de sábado no dia 31 de dezembro e em horários de domingo em 1º de janeiro em Florianópolis. Serão 60 ônibus extras, especialmente nas linhas que passam pelo Ticen (Terminal Integrado do Centro) e pela Avenida Beira-Mar Norte.
As alterações de trânsito para o Réveillon de Florianópolis ainda não foram divulgadas pela prefeitura.
Em relação à segurança, o contingente será fortalecido com 50 agentes da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), em torno de 130 policiais militares e 130 seguranças privados.
O CBMSC (Corpo de Bombeiros de Santa Catarina) também estará presente. Os agentes da GMF e da Polícia Militar distribuirão pulseiras de identificação para evitar o desaparecimento de crianças e adolescentes.
Para prevenir a entrada de armas, objetos cortantes e itens ilegais, a área da festa será gradeada. O público não poderá entrar no evento com bebidas em garrafas de vidro, com exceção de espumantes. O descarte correto do vidro poderá ser feito nos PEVs espalhados ao longo das avenidas.