Entre 2010 e agosto de 2024, Santa Catarina registrou 1.007 acidentes em rodovias estaduais, segundo dados da PMRv (Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina). A rodovia mais perigosa é a SC-401, em Florianópolis, que lidera o ranking disparado com 506 acidentes no período.
O levantamento da PMRv analisa trechos específicos de nove estradas. Embora as rodovias federais em geral sejam mais perigosas e movimentadas, as curvas das rodovias estaduais contribuem para a insegurança dos motoristas, pedestres e ciclistas.
Em 14 anos, 457 pessoas ficaram feridas em acidentes nas rodovias estaduais de Santa Catarina e outras 11 morreram, o que representa uma taxa de letalidade de 1,09%.
Segundo o coronel Marcus Vinícius dos Santos, comandante da PMRv, 15% das mortes no trânsito em Santa Catarina ocorrem nas rodovias estaduais, 60% acontecem no perímetro urbano e 25%, nas rodovias federais.
“Por incrível que pareça, por exemplo, na SC-401, que é a rodovia mais movimentada do nosso estado, nós não temos registros grandes de mortes, por conta da infraestrutura viária que está adequada”, afirma.
Apesar de registrar o maior número de acidentes, a SC-401 não é a mais letal. Foram três mortos e 202 feridos em dez trechos, sendo um índice de letalidade de 0,59%, abaixo da média.
De acordo com o comandante da PMRv, a duplicação da rodovia mais perigosa do estado com uma barreira física que divide o fluxo de veículos impede as colisões frontais, que são as maiores causas de óbitos no trânsito.
Além disso, o trecho conhecido como “curva da morte”, próximo ao Elevado do João Paulo, também passou por reformas para prevenir acidentes.
Um único trecho da SC-350, entre Lebon Régis e Santa Cecília, teve a mesma quantidade de mortes que a SC-401 em apenas 25 acidentes. O km 207,1 tem a maior taxa de letalidade do estado, com 12%.
Já os trechos da SC-421, SC-405, SC-404 e A280C, que somam 186 acidentes, não registraram nenhuma morte nos últimos 14 anos.
Mapa revela que SC-401 é a rodovia estadual mais perigosa de SC
Violência no trânsito é o ‘calcanhar de Aquiles’ de SC, diz comandante da PMRv
O coronel Marcus Vinícius dos Santos considera que “cerca de 95% dos acidentes ocorrem por culpa exclusiva do condutor”, por fatores como imprudência, imperícia, negligência e falta de atenção.
Além disso, ele aponta que os dias em que mais ocorrem acidentes são de quinta-feira a domingo, principalmente às tardes, noites e, no caso do domingo, na virada para a segunda-feira.
“Podemos citar que, infelizmente, Santa Catarina ainda tem na violência no trânsito o seu calcanhar de Aquiles, já que, em média, quatro pessoas perdem a vida todos os dias por causa da violência no trânsito em Santa Catarina”, aponta o coronel.
“Temos que trabalhar e mudar o comportamento desse que é o principal ator responsável pela violência no trânsito. Vidas são perdidas, são famílias que são destruídas, pais e mães que não chegam nas suas casas por conta da violência provocada por um condutor irresponsável, imprudente e impaciente”, completa.
As principais infrações que ocasionam os acidentes são a ingestão de bebida alcoólica, as ultrapassagens em locais proibidos, o excesso de velocidade e a falta de uso do cinto de segurança. O alto volume de veículos nesses horários também contribui para a insegurança.
Governo de SC seleciona empresa para obras na rodovia mais perigosa do estado
A SC-401, rodovia mais perigosa e movimentada do estado, passará por obras do projeto de ampliação de capacidade e melhorias. O investimento estimado é de R$ 73 milhões e os trabalhos incluem vias marginais, viadutos e rotatória.
O governo estadual lançou em novembro um edital de licitação para escolher a empresa responsável pelas obras. Os interessados tinham até o dia 18 de dezembro para participar.
O edital prevê obras começando no acesso Santo Antônio de Lisboa – entroncamento com a SC-404 (sentido Lagoa da Conceição); entre o km 12,6 e o km 19,2.
“É uma obra aguardada e que olha para o futuro. Além de dar mais fluidez ao trânsito, trará mais segurança e conforto aos usuários que trafegam entre o acesso aos bairros João Paulo e Cacupé”, afirma o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.