Com expectativa para uma virada histórica, o Ano-Novo em Balneário Camboriú inclui planejamento para os próximos dias com várias frentes de trabalho: trânsito, segurança e saúde pública se preparam para a noite do dia 31 e para uma temporada que deve chegar às 2 milhões de pessoas na cidade, segundo dados da Secretaria de Turismo.
Ano-Novo em Balneário Camboriú
Para o Ano-Novo, as oito balsas de fogos que serão espalhadas por toda a orla da Praia Central já passaram pela vistoria da Marinha do Brasil e estão montadas.
Ao todo oito toneladas de explosivos farão com que a noite fique colorida por 15 minutos, duração que ultrapassará a da virada no Rio de Janeiro. A Secretaria de Turismo disponibilizará 300 banheiros químicos distribuídos na faixa de areia da Praia Central.
Trânsito
Para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, a BC Trânsito contará com um efetivo de 59 agentes distribuídos em escala, onde 28 agentes serão escalados exclusivamente para a virada do ano.
Além disso, um plano elaborado pela autarquia terá alterações viárias, corredores de emergência para ambulâncias e viaturas das forças de segurança e bloqueios temporários durante todo o período.
Será utilizado também a tecnologia “Waze For Cities” que permite realizar alterações no mapa para que os usuários do aplicativo possam visualizar todas as alterações e receber alternativas de rotas.
O BC Bus, transporte público tarifa zero de Balneário Camboriú, vai operar normalmente até as 21h no dia 31. Após esse horário, não haverá novas partidas de ônibus. Já no primeiro dia de 2025, as linhas vigentes devem circular em escala de feriados.
Saúde e Segurança
O CCO (Centro de Controle Operacional) na Praia Central iniciou suas operações na última sexta-feira (20). O local tem ações de segurança e de trânsito, além de atendimento a saúde e informações para os turistas.
Os atendimentos ocorrem diariamente, das 10h às 22h. Na noite da virada, o funcionamento na área da saúde será ininterrupto. Entre os serviços oferecidos, estão a aferição de pressão arterial, glicemia e reposição de sonda de colostomia, entre outros procedimentos.
Já as forças de Segurança terão no local uma base integrada de atendimento e monitoramento, enquanto a Secretaria de Turismo dará atendimento aos turistas e orientações através de um mapa interativo em que as pessoas poderão acessar informações da cidade por um QR code.
Além disso, desde a manhã desta quinta-feira (26), 60 policiais militares de Santa Catarina se juntam ao efetivo da cidade para intensificar o policiamento durante a temporada de verão.
“Balneário Camboriú vive o seu melhor momento. A cidade está limpa, organizada e preparada para receber os turistas que nos visitam de todos os lugares do Brasil e do mundo. A nossa expectativa é de uma temporada incrível e estamos trabalhando para proporcionar uma virada de ano inesquecível para todos”, diz o prefeito Fabrício Oliveira.