Dois internos do Conjunto Penal Masculino de Salvador morrem após apresentarem sinais de intoxicação


Detentos foram identificados como Antônio Carlos Luz Santos e Lucas da Silva de Jesus. Conjunto Penal Masculino de Salvador
Reprodução/Seap
Dois internos do Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS) morreram, na terça-feira (24), após apresentarem sinais de intoxicação. Segundo infomações apuradas pela produção da TV Bahia, nesta quinta-feira (26), a morte ocorreu por uso de K9, mais conhecida como “droga que causa efeito zumbi”.
Os detentos foram identificados como Antônio Carlos Luz Santos e Lucas da Silva de Jesus.
Por meio de nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que cinco internos do Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS) passaram mal na cela e foram socorridos para a central médica penitenciária, dentro do Complexo da Mata Escura.
Durante o atendimento, um dos homens evoluiu a óbito e outro precisou ser transferido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo Inácio, onde também foi a óbito. Os outros três foram estabilizados no serviço médico da unidade e passam bem.
Ainda conforme a apuração da produção da TV Bahia, os três que sobreviveram contaram que consumiram K9 e que pegaram a droga com outros internos.
K2, K4, K9: drogas sintéticas saem das sombras, tomam as ruas de São Paulo, e governos resolvem falar: ‘Pessoas estão sumindo’
O Serviço de Investigação de Local de Crime do Departamento de Homicídio e Proteção Pessoa (Silc/DHPP) foi acionado para a ocorrência, segundo informações da Polícia Civil.
As guias para remoção e perícia foram expedidas e os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) devem esclarecer a causa das mortes.
Perigos
As chamadas drogas K surgiram em laboratórios e têm como base os canabinoides sintéticos. A explicação é complexa, mas em suma quer dizer que o canabinoide feito em laboratório se liga ao mesmo receptor do cérebro que a maconha comum, mas em uma potência até 100 vezes maior.
A Drug Enforcement Administration (DEA) – órgão de federal de segurança do Departamento de Justiça dos Estados Unidos encarregado da repressão e controle de narcóticos – alertou que a droga também pode ser encontrada em cigarros eletrônicos. O país vive uma epidemia de drogas sintéticas desde 2018, segundo a ONU.
Os efeitos das drogas K nos corpos das pessoas ainda são uma incógnita, mas os especialistas descrevem alguns sintomas (leia mais aqui).
causam dependência
atinge diversas regiões do corpo
tem potencial para aumentar a depressão
aumento da frequência cardíaca
ataques de raiva e agressividade
paranoia
ansiedade
alucinações
convulsões
insuficiência renal
arritmias cardíacas
morte
Veja mais notícias do estado em g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 📺
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.