Tentar sanar as dores e frustrações dos filhos é uma prática comum a muitos pais. Mas apesar de movidos por boas intenções, os chamados pais helicópteros são aqueles que acabam controlando excessivamente a vida dos filhos. E esse estilo de criação pode trazer consequências negativas para o desenvolvimento emocional e social das crianças.
O que são os pais helicópteros?
Os pais helicópteros são aqueles que sempre tentam poupar os filhos de dificuldades ou desafios, os protegendo excessivamente e controlando constantemente suas atividades e escolhas.
Apesar de acharem que estão fazendo o melhor para os seus filhos, controlando brincadeiras, ações e decisões, os pais helicópteros acabam restringindo o desenvolvimento emocional e a autonomia dos filhos.
O que os pais superprotetores causam em seu filhos
De acordo com psicólogos, pais superprotetores podem causar diversos desafios na vida das crianças e atrapalhar a autonomia na vida adulta. Os principais sintomas observados foram:
- Problemas de autoestima, aumento de ansiedade, estresse e possibilidade de desenvolver síndrome do pânico;
- Falta de resiliência, independência e confiança em si mesmos;
- Maior probabilidade de dependência emocional na vida adulta;
- Menor capacidade de lidar com desafios escolares e sociais;
- Problemas na regulação emocional e no comportamento.
“A superproteção pode ter efeitos negativos significativos no desenvolvimento psicológico infantil. A interferência constante nas escolhas das crianças pode limitar sua capacidade de desenvolver autonomia, resiliência e habilidades para resolver problemas”, diz Patrícia Gorisch, pós-doutora em Direitos Humanos.
Recomendações para pais superprotetores
Especialistas recomendam aos pais helicópteros um equilíbrio entre monitoramento e autonomia, ressaltando que é possível orientar sem solucionar os problemas dos filhos, incentivando-os a encontrar soluções e a se fortalecerem emocionalmente. Outras recomendações são:
- Conversar sobre sentimentos, explicando suas causas e consequências;
- Ensinar estratégias positivas para lidar com emoções e desafios que podem aparecer;
- Demonstrar comportamentos saudáveis ao lidar com suas próprias emoções e desafios.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.