Estudante universitário encontra pássaro raro durante viagem em ilha asiática 

Em uma viagem educacional pela ilha asiática de Bornéu, um estudante galês capturou imagens de um pássaro raro, com poucos registros documentados. A espécie foi registrada pela primeira há 15 anos, e desde então tem atraído atenção de pesquisadores.

Pássaro raro pousado em mão de estudante em ilha asiática

Estudante universitário encontra pássaro raro durante viagem em ilha asiática  – Foto: Lewis Ferguson/Reprodução ND

O registro foi realizado recentemente, enquanto o estudante Lewis Ferguson participava de um curso de campo sobre ecologia e conservação tropical.

O acadêmico de zoologia da Universidade de Swansea tirou a sorte grande ao conseguir capturar uma imagem do pássaro raro, conhecido como pica-pau de óculos, nativo de Bornéu, uma das ilhas mais selvagens da Ásia.

Conforme o portal espanhol Diario Uno, a ave foi descoberta pela primeira vez em 2009, em uma área de conservação do país, que possui mais de 430 km² de floresta tropical.

Pássaro raro é pouco visto em sua ilha nativa

A espécie não é comum de ser encontrada, nem mesmo em sua ilha nativa. Na plataforma internacional eBird, há apenas sete registros do pica-pau de óculos.

O registro feito pelo estudante galês repercutiu, causando uma grande surpresa entre os observadores e pesquisadores de pássaros.

“Como fã do comportamento e da fotografia de pássaros no Reino Unido, esta espécie apresentou muitos desafios, extremamente difícil. Felizmente, depois de muita paciência e diversas oportunidades, consegui tirar uma foto para identificá-lo”, disse Ferguson ao South Wales Argus.

Pássaro raro é encontrado em uma ilha asiática

Pássaro raro é pouco visto, até mesmo em sua ilha nativa – Foto: Gales do Sul Argus/Reprodução ND

Ave foi vista pela primeira vez em 2009

O pica-pau de óculos foi documentado pela primeira vez há 15 anos, sendo o registro publicado na revista Zootaxa, pela equipe de pesquisadores de Smithsonian.

Especialistas explicam que o pássaro raro faz parte de uma família de aves frugívoras encontradas no sul da Ásia tropical, na Austrália e nas ilhas próximas.

Estudantes apontam que a espécie chama atenção por sua aparência diferente. Ele possui um corpo robusto, barriga protuberante e bico atarracado, mas se destaca pelas marcas faciais distintas.

O nome pica-pau de óculos foi dado pelos pesquisadores devido aos arcos brancos que possui acima e abaixo dos olhos, em forma de óculos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.