A planta medicinal que protege o aparelho digestivo, o fígado e melhora doenças respiratórias

Com sabor adocicado, uma planta medicinal milagrosa é utilizada há milhares de anos na medicina tradicional pelos seus efeitos incríveis na saúde, sendo uma poderosa aliada contra os sintomas de resfriado e do sistema digestivo.

Planta medicinal alcaçuz em um pote de vidro

Planta medicinal é amplamente utilizada na medicina tradicional e traz muitos benefícios ao corpo – Foto: Pixabay/ND

Muito utilizada na Grécia antiga e na medicina chinesa, o alcaçuz tem a capacidade de melhorar a digestão, proteger o fígado e aliviar problemas respiratórios.

Planta medicinal e seus beneficios à saúde:

  • Sistema digestivo: o alcaçuz é um aliado contra a indigestão, flatulência e alívio do peso no estômago. A glicirrizina, presente na planta medicinal, forma uma barreira protetora no estômago, ajudando no tratamento de úlceras gástricas, gastrite e refluxo ácido.
  • Proteção e desintoxicação do fígado: a planta medicinal possui propriedades hepatoprotetoras que ajudam na eliminação de toxinas e melhorando a função hepática. Sua glicirrizina, por ser antioxidante e desintoxicante, combate o estresse oxidativo no fígado. É ótima no tratamento de doenças hepáticas leves, mas deve ser usado com moderação.
  • Alívio para doenças respiratórias: o alcaçuz, por ter propriedades anti-inflamatórias, ajuda no alívio de faringite, laringite, bronquite e tosse. É ótima para desobstruir as vias respiratórias e reduzir a inflamação, o que ajuda a evitar e melhorar resfriados e alergias.

Possíveis efeitos colaterais do alcaçuz

Planta medicinal alcaçuz em lascas

Fique atento se você pode ou não fazer uso dessa planta medicinal – Foto: Pixabay/ND

Segundo o Manual MSD, o alcaçuz, quando consumido regularmente ou em doses mais baixas, geralmente não causa efeitos colaterais. Porém, a glicirrizina em grandes quantidades no corpo faz com que os rins retenham sais e água, o que leva à hipertensão arterial.

“Ela também faz com que os rins excretem potássio, possivelmente levando a baixos níveis de potássio no sangue. Um aumento na excreção de potássio pode ser um problema específico para pessoas com doença cardíaca e aquelas que tomam digoxina ou diuréticos que causam o aumento da excreção de potássio na urina”, diz o manual de saúde.

Planta medicinal alcaçuz em colher sobre um pano rústico

Gestantes não devem consumir essa planta medicinal, pois induz o parto prematuro – Foto: Pixabay/ND

Gestantes, pessoas com hipertensão, diabetes, problemas renais e síndrome pré-menstrual devem evitar o alcaçuz. Antes de consumir qualquer tipo de planta medicinal é ideal consultar um profissional de saúde.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.