A batata-doce é um tubérculo nativo da América do Sul e Central, que ficou famosa entre o mundo da musculação devido ao seu alto valor nutricional. No entanto, ela é um superalimento popular no Brasil que ajuda a controlar a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico, devendo ser consumido por todos os tipos de público.
Conforme a equipe médica da Unimed, o tubérculo tem betacaroteno e antocianinas, substâncias que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e na saúde da visão. Por ser rica em fibras, também é indicada para regular a saúde intestinal.
Apenas 100 gramas de batata-doce possuem 542 mg de potássio, índice maior que o presente na banana, que tem 370 mg, e que meio abacate, com 485 mg.
A fama entre os atletas não existe à toa, além de ter baixo teor de gordura, ela também ajuda no ganho de massa muscular, fornece energia, nivela a glicose e contribui para um melhor desempenho em atividades físicas.
Seu consumo moderado também é recomendado para quem tem diabetes, já que não possui um índice glicêmico elevado e é rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e diferentes sais minerais.
Como consumir a batata-doce?
Existem diversas variações da batata-doce: laranja, roxa, vermelha, japonesa e branca. Esta última é a mais popular entre os brasileiros, ela é menos úmida que as demais, por isso, mais fácil de conservar.
A alaranjada, com sabor mais suave, tem mais betacarotenos, enquanto a roxa é ainda mais rica em antioxidantes e tem a textura ideal para fazer um purê.
Todas são saudáveis e podem ser incluídas em uma dieta equilibrada, o que realmente importa na hora de escolher a variação do superalimento é o gosto pessoal.
O batata-doce também pode ser consumida assada, amassada ou cozida em água fervente. Para quem gosta de se arriscar na cozinha, existem receitas para incluí-la em pratos mais elaborados e até sobremesas.
A composição da batata doce conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos:
- Carboidrato total: 23,0;
- Proteína: 0,85
- Fibra alimentar: 2,73
- Cálcio: 21,5
- Magnésio: 14,0
- Vitamina A: 14,01
- Vitamina C: 29,8