‘Era pra ser um passeio de domingo feliz’, diz filho de vítima que morreu em acidente na Serra da Barriga, AL


Josefa Marcelino tinha 43 anos e estava no ônibus com 3 filhos, uma irmã e o sobrinho de um ano. Crianças ficaram feridas e souberam da morte da mãe na porta do hospital, quando receberam alta. Josefa Marcelino, acidente, Serra da Barriga, União dos Palmares, ônibus
Arquivo pessoal
O filho de uma das vítimas do acidente com um ônibus que desceu uma ribanceira de 400 metros em União dos Palmares, interior de Alagoas, disse que a mãe queria apenas se divertir com os irmãos mais novos, fazer um piquenique e ver o pôr do sol do alto da Serra da Barriga. Josefa Marcelino tinha 43 anos e está entre as 18 vítimas que morreram no acidente.
“Era pra ser um passeio de domingo feliz, eles queriam fazer um piquenique lá na Serra, ver os shows e depois voltar pra casa. Estavam todos animados”, lamentou Breno Marcelino, de 18 anos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Breno contou ao g1 que essa era segunda vez que sua mãe subia a Serra para fazer o passeio. Ela levou dois dos seis filhos: uma menina de 10 e um de 5 anos, além de um neto, de 4 anos, que ela considerava como filho. Também faziam o passeio a irmã de Josefa com o filho de um ano de idade. Todos ficaram feridos no acidente. Até a última atualização desta reportagem, a irmã e a criança de um ano continuavam internados.
Os três filhos foram levados para o Hospital Regional da Mata (HRM) e tiveram alta na manhã desta segunda-feira (25). Eles receberam a notícia de que a mãe havia morrido no acidente na porta do hospital e se desesperaram.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📱
Breno disse ainda que estava jogando bola em uma cidade vizinha quando soube do acidente. “Eu pensei logo na minha mãe e minha família, sabia que todos tinham saído pra fazer esse passeio”.
Eles saíram de casa por volta das 13h30 para pegar o ônibus em frente a sede da prefeitura. “A maioria das pessoas era conhecida, cidade pequena. Mas não era um grupo fechado. Todos foram pra fazer o passeio. Minha mãe e meus irmãos estavam animados”, disse o filho.
Quando retornou do jogo de futebol, Breno disse que foi direto para o hospital. As vítimas foram chegando, menos a mãe dele. Ele resolveu então ir para o local do acidente.
“Quando cheguei lá, o primeiro corpo que tinha subido era o da minha mãe. Eu reconheci logo”, lamentou.
Nesta segunda-feira (25), Breno esteve no Instituo Médico Legal (IML) para fazer o reconhecimento oficial, junto com parentes de outras vítimas. “Estou tentando manter a calma, tem meus irmãos. Eles estão com minha irmã mais velha agora. Preciso fazer esse reconhecimento e tomar as providências”.
Ônibus desceu uma ribanceira e capotou
O acidente aconteceu por vota das 14h do domingo (24). O ônibus tinha 48 pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. O grupo subia a Serra da Barriga para participar das comemorações do Dia da Consciência Negra, que duraram a semana inteira. O passeio para ver o pôr do sol era frequente e fazia parte das atividades.
O dnibus despencou de uma barreira com altura de 400 metros. O veículo abriu uma clareira e deixou um rastro por onde passou até parar em uma região de mata. O local dificultou o trabalho de resgate, que começou a tarde e só terminou de madrugada. Pessoas que moram na região desceram antes mesmo dos bombeiros chegarem, para ajudar as vítimas.
Segundo militares que fizeram o resgate, algumas pessoas foram arremessadas do veículo enquanto ele descia a ribanceira. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de 16 pessoas no local. Uma gestante chegou a ser socorrida e levada para o HRM, mas morreu durante o atendimento médico. Uma criança de 4 anos foi trazida para Maceió e morreu no Hospital Geral do Estado (HGE).
Até a última atualização desta reportagem, 18 pessoas morreram por causa do acidente. Outras 29 foram socorridas e levadas para o HRM. Todos os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Maceió. Até a última atualização desta reportagem, o órgão não havia divulgado a lista com os nomes das vítimas.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do acidente. O Corpo de Bombeiros utilizou um drone para fazer uma varredura no local. As imagens podem ajudar a perícia a explicar o que aconteceu com o ônibus.
Acidente na Serra da Barriga deixa mortos e feridos
arte g1
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.