Investigação inicial apontava que o crime teria sido motivado por uma gravidez indesejada, em São Gonçalo dos Campos. Homem acusado de matar namorada de 16 anos é absolvido e deixa prisão na Bahia
Reprodução/TV Subaé
O homem denunciado por suspeita de matar a namorada de 16 anos, na Bahia, foi absolvido pela Justiça do estado nesta sexta-feira (22). Segundo a defesa da família da vítima, que participou do júri a portas fechadas, a conclusão foi de “insuficiência de provas”. Eles irão recorrer.
Eveny Brito Oliveira foi morta e teve o corpo carbonizado em novembro do ano passado, na cidade de São Gonçalo dos Campos, cidade a cerca de 130 km de Salvador. Uelisson Cerqueira Ferreira, de 22 anos, foi preso em seguida e aguardava a decisão judicial.
A suspeita era de que o jovem tivesse assassinado a adolescente após descobrir que ela estava grávida. No entanto, a família dela afirmou que não sabia da situação e um laudo pericial descartou a suposta gestação. O documento, que baseou a decisão, apontou ainda a morte da menina como inconclusiva.
Quase 5 mil medidas protetivas e 20 mil inquéritos: Polícia Civil vai às ruas com ações de combate à violência contra mulher
A audiência aconteceu no fórum da cidade e durou aproximadamente 6h. Durante o júri, familiares da vítima protestaram com cartazes no local, mas nem todos participaram. Apenas o acusado, testemunhas, jurados e os representantes da defesa e acusação acessaram da sessão.
Após o veredito da Justiça, Uelisson foi solto e deixou o Conjunto Penal de Feira de Santana, onde estava detido nos últimos meses, na tarde de sexta-feira.
O que dizem as defesas
Familiares da adolescente protestaram na porta do fórum da cidade
Reprodução/TV Subaé
Em contato com a TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região, o advogado da família de Eveny, Danilo da Conceição, destacou que pedirá a reabertura das investigações. Ele também criticou possíveis falhas durante o processo e reforçou que o caso ainda precisa ser esclarecido.
Homem condenado por tentar matar namorada em atentado com 68 facadas na BA tem pena ampliada para 19 anos
Já advogado Hércules Oliveira, que faz a defesa de Uelisson, afirmou que a absolvição ocorreu dentro dos parâmetros legais e ressaltou que o caso segue em segredo de Justiça.
Relembre o caso
Adolescente foi encontrada morta
Reprodução/Redes Sociais
Eveny Brito Oliveira desapareceu no dia 21 de novembro de 2023 e teve o corpo encontrado dois dias depois, em uma estrada vicinal no Povoado de Afligidos, em São Gonçalo dos Campos. Uelisson foi preso em flagrante no mesmo dia, no município de Valença, no baixo sul baiano, sob a acusação de feminicídio.
Em depoimento, segundo divulgou a Polícia Civil (PC), o jovem teria confessado o crime, afirmando que matou a adolescente porque não aceitava a suposta gestação.
Homem é preso em flagrante suspeito de matar companheira a tiros na BA; vítima trabalhava em lanchonete quando foi baleada
Na época, a gravidez foi apontada após a quebra do sigilo telefônico da adolescente, porque, além de não saber sobre a situação, a família da adolescente não sabia que ela estava em uma relação com o acusado.
De acordo com polícia, a investigação inicial indicou ainda que Uelisson teria estrangulado Eveny com uma corda, transportado o corpo em um carro e ateado fogo na estrada.
Imagem aérea da cidade de São Gonçalo dos Campos, onde ocorreu o crime
Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo dos Campos
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻