Os melhores utensílios não tóxicos para substituir espátulas e colheres de plástico preto

Estudo publicado neste ano na Chemosphere revelou que os utensílios de cozinha de plásticos na cor preta – muito populares por serem mais baratos – possuem ingredientes potencialmente tóxicos para a saúde, ligados ao aumento no risco de câncer.

Colher de plástico preto

Utensílios de plástico preto podem ser tóxicos – Foto: Reprodução/ND

Na pesquisa, os cientistas testaram cerca de 200 itens, incluindo colheres de mistura, servidores de macarrão e espátulas.

“O que eles descobriram foram ‘altos níveis de retardantes de chama tóxicos em todos os nossos produtos de plástico preto’”, diz a autora principal, Megan Liu, gerente de ciência e política da Toxic-Free Future.

Liu explicou que estudos já apontaram que os retardadores de chamas se acumulam no corpo humano e têm sido conectados ao aumento do risco de câncer e desregulação hormonal, podendo impactar o neurodesenvolvimento.

“Os produtos geralmente continham vários tipos de retardantes de chama tóxicos, com alguns contendo até nove retardantes de chama diferentes em um produto”, completou Liu.

Utensílios de plástico preto

Alguns utensílios podem ter retardadores de chamas – Foto: Reprodução/ND

Contudo, a pesquisadora destaca que ainda não há resultados conclusivos se essas substâncias tóxicas são capazes de passar dos utensílios para a comida durante o processo de cozimento.

“É possível? Com ​​certeza. Isso porque, quando o plástico é aquecido, ele libera produtos químicos no ambiente ao redor dele. Certos alimentos, particularmente aqueles com alto teor de gordura, podem extrair mais produtos químicos”, apontou.

Opções de utensílios não tóxicos

Para substituir os utensílios de plástico preto, Liu indica as colheres de madeira. Por serem opções naturais, elas não esquentam tão facilmente quanto as de plástico.

Utensílios não tóxicos recomendados são de madeira e metal

Utensílios não tóxicos recomendados são de madeira e metal – Foto: Reprodução/ND

Outra opção são os utensílios de metal, que não contêm nenhum tipo de aditivo químico.

As espátulas de silicone até podem ser uma melhor opção para evitar os retardantes de chama. Contudo, Heather Stapleton, professora de ciências ambientais e política na Escola de Meio Ambiente Nicholas da Universidade Duke, também não os recomenda.

“Os produtos químicos grudam nos silicones e não absorvem muito bem. Se você tiver uma dessas espátulas ou bandejas de silicone espalhadas pela casa por algumas semanas, todos esses produtos químicos no ar vão grudar naquele silicone e provavelmente crescer com o tempo. Se você cozinhar com eles, isso vai direto para sua comida”, ressaltou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.