O temporal que atingiu o Extremo-Oeste de Santa Catarina na terça-feira (19) deixou cerca de 6 mil unidades sem energia entre municípios da região.
Segundo o gerente regional da Celesc, Sandro Valmorbida, os municípios mais atingidos foram Descanso, Iraceminha, Flor do Sertão, Santa Helena, Palmitos, Mondaí, Riqueza e Caibi. Em São Miguel do Oeste
Segundo ele, as equipes da Celesc começaram a atuar ainda na tarde da terça-feira, restabelecendo gradualmente o sistema, baixando no fim da tarde, para 1.943 unidades sem energia.
Apenas 180 unidades sem energia pela manhã
“Já no início da noite praticamente sistema restabelecido, restando aproximadamente 180 unidades que estamos finalizando agora pela manhã”, destacou.
As ocorrências foram diversas, desde cabos partidos, cruzetas e isoladores quebrados, postes caídos e transformadores queimados.
“Gostaríamos de assegurar a todos os nossos clientes que nossas equipes trabalharam incansavelmente em campo para restabelecer o sistema. A segurança e o conforto dos clientes são nossa prioridade. Estamos sempre empenhados em restabelecer o sistema com rapidez e máxima eficiência”, acrescentou.
Apesar da falta de energia, a Defesa Civil regional informou que não houve danos registrados em decorrência do temporal nos municípios da região.
Alerta de tempestades para SC nas próximas horas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a possibilidade de tempestades intensas, em diferentes regiões de Santa Catarina, nesta quarta-feira (20). O alerta vermelho sinaliza possibilidade de até 100 milímetros de chuva, com “grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios”.