Votação acontece no dia 22 de novembro com duas chapas inscritas. Advogada com experiência nas áreas de direito penal, da família e bancário, Marina Belandi foi vice-presidente da instituição por dois mandatos. Marina Belandi foi vice-presidente da OAB-AC entre 2016/2018 e 2019/2021
Asscom Marina Belandi
A rádio CBN Amazônia Rio Branco e a Rede Amazônica Acre iniciaram, nessa segunda-feira (18), entrevistas com os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC). A primeira conversa foi com a advogada Marina Belandi, da Chapa 5, no CBN Jornal da Manhã e no Bom Dia Acre. (Veja vídeo mais abaixo)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A votação que define a presidência do órgão no triênio 2025/2027 acontece no dia 22 de novembro e duas chapas participam da disputa. Além de Marina, o atual presidente Rodrigo Aiache concorre à reeleição. Ele será entrevistado na próxima terça-feira (19).
Marina Belandi tem experiência nas áreas de direito penal, da família e bancário. Ela foi vice-presidente da instituição por dois mandatos, entre 2016/2018 e 2019/2021. A chapa tem Adriano Iurconvite como vice.
“Gostaria de destacar que sobre um projeto que nós temos para que todos os nossos componentes – a diretoria, conselheiros federais e estaduais, nossa caixa de assistência, com seus diretores e membros – faremos um curso de não-violência de gênero. Porque nós sabemos o tanto que isso é difícil para nós mulheres. Então, esse é um compromisso e está dentro de um dos pilares que nós temos dentro do nosso plano de gestão, até porque eu também sou a primeira mulher candidata à presidência da OAB”, destacou Marina.
O plano apresentado pela chapa foca em cinco eixos principais: defesa e valorização da advocacia, expansão da Escola Superior da Advocacia, melhorias na gestão da OAB nos serviços prestados e na Caixa de Assistência (CAAAC), paridade de gênero, igualdade racial e inclusão social.
A candidata também inclui propostas para fortalecer a relação da OAB-AC com o judiciário e outras instituições, bem como promover o diálogo com a sociedade. A entrevista completa na Rádio CBN pode ser conferida no site oficial.
Eleições OAB-AC 2024: Bom Dia Acre entrevista a candidata Marina Belandi
Apoio a profissionais iniciantes
Marina Belandi foi entrevistada no CBN Jornal da Manhã
Asscom Marina Belandi
Marina propõe a implementação de um programa de acolhimento, pelo qual os advogados receberão um kit com materiais de suporte no momento da retirada da carteira da OAB. Além disso, a candidata sugere a organização de cursos permanentes.
“Advocacia iniciante, nós temos um grande desafio. São advogados que estão iniciando no mercado de trabalho. E nós saímos da faculdade bacharel em Direito, nós não saímos de lá sabendo advogar. Então, cabe sim à instituição dar esse suporte. E esse suporte faremos de uma forma com cursos permanentes”, destacou.
Violação de prerrogativas
A Chapa 5 também pretende instalar um observatório de violações de prerrogativas e uma lista pública dos possíveis infratores.
“Eu nasci na política da Ordem dentro da Comissão de Prerrogativas. Então, eu tenho uma história de prerrogativas, eu sempre lutei pela advocacia e com certeza é algo que também é muito caro para mim, que são as violações de prerrogativas”, acrescentou.
Equidade de gênero
A candidata ainda abordou a importância da paridade de gênero na composição das diretorias da OAB, além do respeito às profissionais mulheres.
“Primeiramente, eu como sendo a primeira mulher a me candidatar à presidência de ordem, eu não poderia jamais permitir que dentro dos quadros das comissões nós não tivéssemos também a participação de paridade, que as mulheres participem de igual para igual dentro dessas comissões. Nós já começamos por aí. Isso é uma luta que eu já venho desde 2012, quando nós iniciamos o Mais Mulher na OAB, que antes nós não tínhamos essa paridade dentro das chapas, nas composições’, disse.
Reveja os telejornais do Acre