O mês de novembro costuma ser agitado para o setor comercial. Próximo do fim do ano, além das tradicionais compras natalinas que movimentam as lojas, a Black Friday se consolidou como uma das datas mais esperadas pelos consumidores.
Com promoções atrativas em praticamente todos os segmentos comerciais, o público vai em busca dos melhores descontos para os produtos mais desejados, desde eletrônicos, roupas, perfumes, móveis até mesmo automóveis. Contudo, é preciso pesquisar bem para aproveitar a Black Friday ao máximo.
Black Friday: o que é e como surgiu
Assim como outras comemorações e datas, a Black Friday é uma tradição dos Estados Unidos importada para o Brasil. A Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças, feriado nacional por lá.
A data marca a abertura oficial à temporada de compras do final de ano, com promoções únicas em lojas físicas e online. A origem da nomenclatura tem várias versões, sendo algumas delas mais propagadas.
Uma delas diz que a expressão Black Friday, que traduzida livremente significa sexta-feira negra, surgiu por parte de policiais da Filadélfia para descrever a agitação de compras nas ruas após o Dia de Ação de Graças.
Já outra versão diz que o termo se refere ao fato de o comércio estar saindo do vermelho (prejuízo), para o preto, que no país significa a fase de lucro. Independente disso, a data é um sucesso e provoca uma corrida desenfreada pela população em busca de promoções, gerando um caos.
Quando a Black Friday chegou ao Brasil?
Vendo o fenômeno que acontecia lá fora e sem ter algo similar na mesma época, alguns comércios decidiram tentar aplicar a proposta em terras nacionais. Por isso, em 2010, pouco mais de 50 lojas se uniram para oferecer grandes descontos em suas lojas físicas e na internet.
Como o sucesso da primeira edição, mais estabelecimentos foram aderindo ao movimento, fazendo com que a Black Friday se fixasse no calendário de compras do brasileiro.
Outro fator determinante foi a chegada da Amazon e outros e-commerces no país, aumentando ainda mais o fervor da data.
Quando a Black Friday acontece no Brasil?
Sem ter um dia fixo, o dia de promoções também acontece na última sexta-feira de novembro, contudo, os descontos começam a ser oferecidos bem mais cedo.
Geralmente as ofertas são realizadas durante todo o mês e se intensificando mais perto do dia da própria Black Friday. É por isso que vemos outras expressões para divulgar o evento, como Black November ou Black Week.
Essa estratégia é utilizada como mecanismo de despertar ainda mais o interesse dos consumidores pelos itens promocionais, fazendo que a Black Friday se prolongue e a margem de lucro seja ainda mais efetiva.
Em 2024, a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro e abrirá oportunidades para empregos temporários, que devem se estender até o Natal.
Segundo o estudo Panorama do Consumo Black Friday 2024, a previsão de faturamento esperada na data é de R$ 9,3 bilhões, com a maioria dos consumidores preferindo realizar suas compras em e-commerces e marketplaces.
Quanto costuma ser o desconto da Black Friday?
Não existe uma regra fixa de quanto deverá ser o desconto oferecido na Black Friday, com cada estabelecimento preferindo uma tática de vendas, alguns sendo mais contidos enquanto outros são mais agressivos.
A faixa média é de produtos 50% mais baratos que o convencional, mas isso varia por loja e data, já que é tradição deixar as melhores promoções para o próprio dia da Black Friday.
Por isso, em uma boa pesquisa por itens promocionais, é possível encontrar descontos de até 80%, o que significa uma economia e tanto para o consumidor.
Quais são os produtos que fazem parte da Black Friday?
Com a popularização da data, praticamente todos os estabelecimentos oferecem condições especiais na Black Friday, seja no valor final do produto ou nas condições de parcelamento e financiamento, neste último caso, especialmente para automóveis e imóveis.
Entre os itens que costumam ter boas promoções na Black Friday estão:
- Livros;
- Acessórios e vestuário;
- Perfumes e produtos de beleza;
- Calçados;
- Alimentos e bebidas;
- Artigos esportivos;
- Eletrodomésticos e móveis;
- Smartphones;
- Notebooks e itens de informática;
- Brinquedos e outros.
Como identificar boas ofertas e evitar fraudes na Black Friday
Com uma grande demanda de ofertas, é natural que o consumidor fique um pouco perdido na Black Friday. Mas existem alguns macetes que ajudam o cliente a achar as melhores promoções e a fugir das tentativas de golpes que aumentam no período.
Clientes fidelizados às lojas costumam ter as melhores oportunidades nessa época, seja por meio de cashback, ofertas personalizadas ou programas de pontos. Ficar atento às lojas e canais oficiais desses anunciantes é uma boa forma de não ser passado para trás.
Desconfie de publicações e ofertas de cupons avulsos, com links suspeitos. Geralmente, é por meio desses cliques que os criminosos conseguem obter dados pessoais para aplicar fraudes e roubos virtuais. Ao ver uma promoção, vá a fundo, compare com os concorrentes e certifique-se que o site possui os requisitos mínimos de segurança para a compra.
Comparar os preços em diferentes estabelecimentos ao longo do tempo é uma forma de escapar da “Black Fraude”, termo utilizado para apontar produtos que tem seu preço aumentado e são anunciados com desconto, quando, na verdade, estão sendo vendidos pelo preço habitual.
Fique de olho nas avaliações dos outros consumidores. Esse breve depoimento ajuda outros clientes a entender mais detalhes sobre a característica do produto e da promoção.
Quanto a forma de pagamento, o crédito ainda é a melhor opção, já que fornece a opção de cancelamento e estorno. Prefira usar o Pix para compras em lojas físicas, no qual o produto terá entrega imediata.