Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil, causou polêmica ao xingar o bilionário sul-africano Elon Musk no G20 Talks, evento paralelo ao encontro do G20, no sábado (16). A discussão tinha como tema o combate à desinformação.
Durante o painel no Rio de Janeiro, Janja estava na plateia e pediu a palavra para abordar a dificuldade de regulamentação das redes sociais. Um barulho interrompeu a primeira-dama e ela brincou:
“Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you, Elon Musk”, disse Janja, provocando aplausos da plateia.
O bilionário é dono do X e protagonizou recentemente um embate com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes. O ministro chegou a determinar a suspensão da plataforma no fim de agosto.
A rede social só voltou a funcionar no Brasil em outubro, após Elon Musk pagar a multa e cumprir as determinações judiciais. Entre as exigências da Justiça brasileira estava o bloqueio de perfis que disseminavam informações falsas.
A declaração de Janja repercutiu no sábado e o bilionário utilizou a própria plataforma para retrucar: “Eles vão perder a próxima eleição”, publicou no X, com emoji de risada.
They will lose the next election
— Elon Musk (@elonmusk) November 16, 2024
A ofensa da primeira-dama foi noticiada por jornais nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Argentina. A oposição ainda aproveitou a oportunidade para criticar o governo. “Já temos mais um problema diplomático”, afirmou o ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.