Banho pode revelar sinal de alerta para demência; entenda

Aproximadamente 1,76 milhão de idosos no Brasil sofrem com a demência, mas cerca de 8 em cada 10 pessoas não sabem que têm a doença, de acordo com o estudo publicado no The Journals of Gerontology. Saiba como perceber um sinal de demência que aparece durante o banho.

Homem tomando banho lavando o cabelo

Banho pode revelar informações importantes sobre a sua saúde – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que a perda de olfato durante o banho pode ser um sinal precoce de demência. De acordo com os especialistas, produtos de higiene possuem cheiros fortes, por isso, não percebê-los pode indicar um comprometimento cognitivo.

O estudo analisou a capacidade olfativa de 515 idosos, observando o menor volume e a estrutura na massa cinzenta nas regiões ligadas ao olfato e à memória em pessoas com maior perda de olfato.

Idosa tomando banho

Olfato também é ligado às funções do cérebro – Foto: Reprodução/ND

Os pesquisadores explicaram que o olfato está intimamente ligado às funções de memória no cérebro, e uma perda súbita dessa memória pode indicar alterações nas áreas cerebrais afetadas pela demência.

Sintomas comuns de demência

De acordo com o Manual MSD, os sintomas mais frequentes de demência são perda de memória, problemas em usar a linguagem, mudanças na personalidade, desorientação, problemas ao fazer tarefas diárias habituais e comportamento perturbador ou inapropriado.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Senhora com demência sentada em um sofá

Se você apresenta alguns dos sinais citados acima, procure ajuda médica – Foto: Pexels Divulgação / ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.