Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro neste sexta-feira (15), em Palhoça, próximo à reserva indígena no Morro dos Cavalos. O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) foi acionado por volta do meio-dia.
O combate ao incêndio no Morro dos Cavalos mobilizou dois caminhões de combate a incêndio, uma camionete e um total de seis bombeiros, além do apoio de uma viatura da FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) com dois voluntários.
Segundo o CBMSC, o fogo se alastrou por cerca de 3 mil m² na Serra do Tabuleiro, mas não houve vítimas ou propagação para residências. A fumaça também não afetou a visibilidade dos motoristas na rodovia.
Ainda não há informações sobre a origem das chamas. O Parque Estadual de 84 mil hectares é a maior maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina.
O local foi foco de um incêndio que consumiu mais de mil hectares da área conservada em 2019 e outros casos levantaram a suspeita de ação criminosa em 2023.
Trânsito na BR-101 dificultou combate ao incêndio no Morro dos Cavalos
Os bombeiros relataram que o acesso ao incêndio no Morro dos Cavalos foi atrapalhado pelo trânsito intenso nos dois sentidos da BR-101 nesta sexta-feira de feriado nacional.
O terreno acidentado e a vegetação alta também impossibilitaram a chegada das viaturas no local das chamas. Os bombeiros, então, optaram por combater o fogo com batedores, abafadores e bombas costais.
As chamas se alastraram rapidamente devido aos fortes ventos e ao terreno íngreme, dividindo-se em quatro focos principais. O incêndio no Morro dos Cavalos foi controlado após 2h30 de esforços.