Irã começa a construir túnel ‘defensivo’ em Teerã diante de tensões com Israel


Túnel será integrado à rede de metrô e dará acesso a um hospital da capital iraniana. Governo disse que iniciativa preparará o país para ‘emergências e possíveis crises’. Mulher caminha por mural que mostra revólver com as cores da bandeira dos EUA, no Irã, em novembro de 2024
Atta Kenare/AFP
O Irã iniciou a construção de um túnel “defensivo” integrado à rede de metrô de Teerã para “enfrentar situações de emergência”, informaram os veículos oficiais de imprensa nesta terça-feira (12).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Pela primeira vez no país, está sendo construído um túnel com características defensivas em Teerã”, disse Jafar Tashakori, chefe da comissão de transportes do Conselho Municipal, à agência oficial de notícias Irna.
Tashakori não forneceu mais detalhes sobre o túnel “defensivo”. Em persa, a palavra “defesa” pode ter múltiplos significados, uma vez que os médicos e enfermeiros são chamados de “defensores da saúde” e os policiais de “defensores da segurança”.
“Esta iniciativa inovadora representa um grande avanço para melhorar a preparação de Teerã para emergências e possíveis crises”, acrescentou Tashakori segundo a Sepah News, órgão da Guarda Revolucionária.
O anúncio da construção deste túnel surge em um contexto de crescentes tensões entre Irã e Israel, que atacou instalações militares em território iraniano em 26 de outubro. A operação foi uma resposta aos disparos de mísseis iranianos contra Israel em 1º de outubro.
Quatro soldados morreram no ataque israelense, segundo as autoridades iranianas, que afirmaram que o ataque causou apenas danos limitados aos sistemas de radar.
Segundo a imprensa local, um civil também morreu no ataque, ao qual o Irã prometeu responder.
LEIA TAMBÉM
Príncipe herdeiro saudita classifica como ‘genocídio’ ataques de Israel contra palestinos
Insatisfeito com divórcio, homem invade centro esportivo, atropela e mata 35 pessoas na China
Líder da Igreja Anglicana renuncia em meio a denúncias de crimes sexuais
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.