Do dia 20 de agosto até o dia 27 de setembro, a segunda edição da exposição sensorial “Arte Pra Cego Ver” contemplará dez escolas públicas de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina.
São dez obras de arte acessíveis elaboradas para serem apreciadas com as mãos e, desta vez, a iniciativa também possibilitará que alunos criem uma releitura de um dos quadros e façam a sua audiodescrição.
O evento é gratuito e iniciará pela Escola de Educação Fundamental Francisco de Paula Seara. O projeto é uma ação de acessibilidade nas artes visuais, que visa estimular o senso estético e a vivência sensorial de estudantes e professores.
A coletânea de quadros da exposição foram criados pela artista visual Karin Buba e representam as lendas brasileiras, com o objetivo de desenvolver a empatia através da experiência sensorial e reforçar a importância da inclusão cultural.
Durante a mostra, os visitantes que enxergam devem usar uma máscara para vendar os olhos e passar pela experiência de vivenciar a arte sem a visão, com auxílio do tato e da audiodescrição.
“O intuito desta segunda edição da circulação é estimular nos alunos e professores o processo de apropriação dos conceitos e percepções que surgem a partir da vivência da arte inclusiva. As obras propiciam que os visitantes empatizem com o universo de percepção da pessoa com deficiência visual e reflitam sobre a importância da acessibilidade”, destaca a produtora do projeto, Ana Clara Marques.
Será promovida na exposição uma roda de conversa que visa culminar com elaboração coletiva, pelos alunos, de novas versões de um dos quadros e a sua audiodescrição, que serão incorporados ao projeto posteriormente.
Projeto ‘Arte Pra Cego Ver’ promove formação para professores
O projeto “Arte Pra Cego Ver” vai proporcionar também a formação “Arte Sensorial na Educação – Ferramenta Pedagógica de Acessibilidade” para professores da Rede Municipal de Ensino.
A ênfase da ação será para os que atuam com Educação Especial. O evento é gratuito e ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí no dia 19 de agosto, das 8h30 às 11h30.
Também acontecerá, nos dias 29 e 30 de agosto, um treinamento em monitoria inclusiva, que será realizado na Escola Estadual Básica Deputado Nilton Kucker, com as alunas e alunos do magistério.
Além disso, a iniciativa contemplará uma pesquisa teórico-prática de técnicas de conservação e restauro das obras de arte sensorial feitas para serem fruídas com as mãos, bem como de soluções logísticas para aprimorar a montagem e instalação da mostra.
O trabalho deve resultar em um e-book com o registro fotográfico e textual das pesquisas. Outra ação de contrapartida cultural é a doação de um alfabeto em braile para as escolas participantes para a realização de atividades em sala de aula após a passagem do projeto.
O projeto Arte Pra Cego Ver – Construindo Audiodescrição para Infância foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Itajaí, edital 021/2023. A iniciativa é uma realização da ACM Produções.