O PL catarinense já sabe como pretende utilizar nas eleições municipais seu maior ativo eleitoral: a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em Santa Catarina. Ainda sem data definida, a intenção é realizar cinco grandes comícios ao longo de dois dias no mês de setembro.
As cidades já foram escolhidas e levam em conta a questão regional e a existência de candidaturas próprias do PL. Assim, foram definidos os municípios de Joinville, Blumenau, São José, Criciúma e Balneário Camboriú como sedes desse giro de Bolsonaro em Santa Catarina.
O planejamento foi apresentado por Bruno Mello e Filipe Mello, filhos do governador Jorginho Mello (PL), em entrevista coletiva na sede do PL estadual, quarta-feira. O plano será apresentado a Bolsonaro e a intenção é que o roteiro seja cumprido em dois dias.
“A gente sabe que a demanda pela presença de Bolsonaro é de todos os Estados, por isso fizemos um planejamento para aglutinar os eventos em dois dias”, disse Bruno Mello.
Eventos de Bolsonaro em Santa Catarina serão regionalizados
Nas cinco cidades o PL tem candidatura própria à prefeitura – Sargento Lima (Joinville), Egídio Ferrari (Blumenau), Adeliana Dal Pont (São José), Ricardo Guidi (Criciúma) e Peeter Grando (Balneário Camboriú).
A ideia, no entanto, é que os comícios sejam regionalizados, com cada sede recebendo também os candidatos a prefeito do PL e de partidos aliados nos palcos de Bolsonaro em Santa Catarina.
Essa é a lógica que levará para São José o comício da Grande Florianópolis. Logisticamente, é mais fácil para levar para a cidade os nomes dos municípios da região, como o prefeito Eduardo Freccia (PL), candidato à reeleição em Palhoça. Em Florianópolis, o PL apoia a reeleição do prefeito Topázio Neto, do PSD, que será convidado para o evento.
Chapecó fora do giro de Bolsonaro em Santa Catarina
Entre as regiões escolhidas pelo PL para os comícios de Bolsonaro em Santa Catarina está ausente o Oeste. Em Chapecó, mais eleitorado da região, o PL não tem candidatura a prefeito – o prefeito João Rodrigues, do PSD, amigo do ex-presidente, é um possível adversário do governador Jorginho Mello em 2026.
Uma das cidades escolhidas é um gesto do PL catarinense para Bolsonaro: Balneário Camboriú, onde o filho Jair Renan Bolsonaro é candidato a vereador.