Segundo Corpo de Bombeiros, área é de difícil acesso e com relevo muito acidentado. Situação é motivo de medo para moradores das 1,2 mil propriedades da região. Queimadas assustam moradores do Lago Oeste, no DF
Em meio à estiagem, um incêndio florestal atinge o Núcleo Rural Lago Oeste, no Distrito Federal, desde o último domingo (11). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área é de difícil acesso e com o relevo muito acidentado. A corporação não soube estimar a área afetada pelo fogo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
“Estamos fazendo um combate indireto das chamas com o avião, monitorando constantemente as áreas onde há uma maior risco (onde o fogo pode chegar perto de residências) e realizando o combate direto onde as condições de relevo permitem”, de acordo com a corporação.
A região faz parte de Sobradinho, fica próxima ao Parque Nacional de Brasília e está situada na Chapada da Contagem — área de preservação ambiental. Marilza Speroto, vice-presidente da Associação de Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste (Asproeste), aponta que a situação é motivo de medo para os moradores das 1,2 mil propriedades da região.
“Chegou perto de várias casas. Só não queimou porque temos grupos de WhatsApp, muitos têm abafadores. Um acaba ajudando o outro. Até o bombeiro chegar, muita coisa já queimou”, conta Marilza.
Área queimada no Núcleo Rural Lago Oeste, no DF
Reprodução
Os “Guardiões da Cafuringa”, grupo de brigadistas voluntários, também tentam impedir que o fogo se alastre. Para Marilza, essa época do ano — de altas temperaturas, umidade baixa e pouca chuva —, requer mais atenção dos moradores de regiões como o Núcleo Rural Lago Oeste.
“Têm pessoas que tentam colocar fogo no lixo, poda. Elas falam que estão vigiando, mas a gente sabe que o vento é incontrolável. Não tem necessidade de colocar fogo. Todas as ruas tem contêiner para lixo”, ressalta a vice-presidente da associação.
👉 A queima de lixo doméstico é considerado crime ambiental, passível de até cinco anos de prisão.
Sem chuva
O Distrito Federal já registra 114 dias de estiagem e não há previsão de chuva para os próximos dias. Nesta quarta-feira (14), a capital está em alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade até 19h. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja quais cuidados tomar durante esse período:
🚰 Beba bastante líquido;
🏃♀️🚫 Evite desgaste físico nas horas mais secas;
☀️🚫 Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
☎️ Busque ajuda da Defesa Civil (telefone 199) ou do Corpo de Bombeiros (telefone 193) caso necessário.
LEIA TAMBÉM:
TRAGÉDIA: O que se sabe e o que falta saber sobre o incêndio que matou cinco pessoas da mesma família no DF
DÊ UM LANCE: Polícia Civil do DF faz leilão de veículos e sucatas; lances inicias vão de R$ 100 a R$ 105 mil
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.