Na última eleição municipal, em 2020, o total de eleitores com nome social era 87 e, neste ano, ficou em 387. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número cresceu mais de quatro vezes. Uso de nome social no título de eleitor cresce mais de 344% em quatro anos no Alto Tietê
Tribunal Superior Eleitora/Divulgação
O número de eleitores que solicitaram o uso do nome social no título aumentou mais de quatro vezes no Alto Tietê em quatro anos, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na última eleição municipal, em 2020, eram 87 eleitores com nome social e, neste ano, totalizou 387. Isso significa um aumento de 344,8%.
Suzano é a cidade da região com maior número de eleitores com nome social no título, com 97. Na última eleição municipal eram 14 pessoas.
O Alto Tietê tem 1.228.434 pessoas aptas a votar nas Eleições 2024. O número de eleitores com nome social representa cerca de 0,03% desse total.
👇 Veja na tabela a quantidade por cidade
Pessoas transgênero e travestis passaram a ter direito à inclusão do nome social no título de eleitor após uma portaria do TSE de 2018.
A medida considerou a autodeclaração suficiente para a emissão do documento, não sendo preciso apresentar outro documento oficial com o nome retificado e nem comprovar a realização de cirurgia de adequação de gênero, por exemplo.
O prazo para incluir o nome social no título para as eleições de 2024 se encerrou em 8 de maio. Agora, o eleitor que deseja fazer a mudança deverá aguardar os prazos e o calendário eleitoral de 2026.
Neste ano, os eleitores vão às urnas escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O 1º turno da votação ocorre em 6 de outubro.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê