Medalhista foi presenteado com 250 milhões de rúpias após conquistar pódio inédito no arremesso de dardos e o primeiro ouro do Paquistão em décadas. Arshad Nadeem, o primeiro atleta medalhista de ouro olímpico do Paquistão no lançamento de dardo masculino, acena para as pessoas enquanto elas se reúnem para recebê-lo em sua cidade natal, Mian Channu, Paquistão
REUTERS/Stringer
O medalhista olímpico Arshad Nadeem recebeu um total de 250 milhões de rúpias na terça-feira (13) após conquistar o primeiro ouro para o Paquistão em décadas com um lançamento de dardos que bateu recorde nos Jogos Olímpicos de Paris. O prêmio equivale a mais de R$ 4 milhões.
O arremesso de 92,97 metros de Nadeem superou a marca anterior de 90,57, estabelecida pelo norueguês Andreas Thorkildsen em 2008. Também ficou bem à frente de Neeraj Chopra, o campeão de Tóquio que alcançou a melhor marca da temporada, 89,45, para a prata.
O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, anunciou 150 milhões de rúpias para Nadeem em uma cerimônia especial para homenagear o atleta estrela em Islamabad.
“Vocês dobraram a alegria de 250 milhões de paquistaneses porque também celebraremos nosso Dia da Independência amanhã”, disse Sharif ao anunciar o dinheiro para Nadeem, filho de um trabalhador assalariado diário. “Hoje, todo paquistanês está feliz e o moral de todo o país está nas alturas.”
Leia também
Luta no boxe feminino causa polêmica, e atleta é alvo de fake news; entenda o que diz o regulamento e quem pode competir nos Jogos Olímpicos
A adolescente que caiu de avião destruído por raio a 3 km de altura
O anúncio de Sharif veio horas depois que a ministra-chefe do Punjab, Mariam Nawaz, visitou a casa de Nadeem em uma vila no distrito de Mian Channu e o presenteou com um cheque de 100 milhões de rúpias.
A ministra também entregou ao atleta as chaves de um carro novo com o número de registro especial “PAK 92.97”, que comemora o lançamento ecordede 92,97 metros de Nadeem em Paris,. O treinador de Nadeem, Salman Iqbal Butt, também recebeu 5 milhões de rúpias