Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos permitiram a participação de amadores em uma corrida de 42 quilômetros, com a mesma distância e trajeto percorridos pelos atletas de elite. Nutricionista Júnea Portilho diz que correr ‘Maratona para Todos’ é um sonho que nunca imaginou sonhar
Arquivo pessoal
Júnea Portilho, de 51 anos, está a algumas horas de completar um sonho que, nas palavras dela, “nunca imaginou sonhar”. A nutricionista, de Belo Horizonte (MG), integra o grupo de mais de 20 mil corredores selecionados ao redor do mundo para a ‘Maratona para Todos’, durante as Olímpiadas de Paris.
Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos permitiram a participação de amadores em uma corrida de 42 quilômetros, com a mesma distância e trajeto percorridos pelos atletas de elite — a única diferença é que não haverá disputa de medalhas. A prova está marcada para as 16h (horário de Brasília) deste sábado (10).
Os escolhidos tiveram que cumprir vários requisitos para correr no evento. No entanto, apesar de as inscrições serem gratuitas, todos os custos da viagem, como transporte aéreo, alimentação e hospedagem, são de responsabilidade dos participantes.
‘Não foi fácil’
A nutricionista conta que a preparação para chegar até a capital da França não foi fácil. Para garantir uma vaga na maratona, ela teve que executar uma série de desafios de corrida e, mesmo assim, contar com a sorte.
“Eles criaram um aplicativo, em que a gente fazia um registro, e lá liberavam alguns desafios, que a gente tinha que cumprir. Eu completei cerca de 45. Eram desafios ‘meio loucos’, como correr no dia do Natal ou correr em determinada hora”, disse Júnea.
No Brasil, cerca de 200 participantes foram selecionados. Em BH, somente três, incluindo Júnea, uma amiga dela, Patrícia Veiga, e Renato Alvarenga.
“Eu fiquei sabendo desse aplicativo por uma grande amiga que corre comigo. Eu e ela fazíamos os desafios. Eu consegui a vaga em novembro de 2023, e ela não. Ficaram ‘pingando’ algumas vagas, até que, em abril, ela conseguiu. Parece que é uma coisa do universo, porque a gente é conhecida como uma dupla e, de repente, somos sorteadas em épocas diferentes”, contou a nutricionista.
Nutricionista Júnea Portilho (esquerda) e engenheira Patrícia Veiga (direita) vão participar de maratona amadora nas Olimpíadas de Paris
Arquivo pessoal
Com 17 anos no esporte e algumas maratonas no currículo, mais do que ficar em primeiro lugar, o principal, de acordo com a mineira, é viver a oportunidade única que ganhou.
“É aquele sonho que nunca imaginei sonhar que virou realidade. Eu quero fazer um tempo bom, claro, vou me dedicar, para fazer o meu melhor e ficar entre as primeiras brasileiras. Mas o real objetivo da prova é fazer com que a população se aproxime dos atletas olímpicos e do esporte. Vou aproveitar cada segundo”, afirmou.
Maratona para Todos
A ‘Maratona para Todos’ tem o mesmo percurso da Maratona Olímpica de Paris 2024. Segundo a organização, o objetivo é permitir que o público ultrapasse os próprios limites e participe de um momento excepcional em que podem seguir os passos dos atletas de elite.
A prova conta com 20.024 participantes, sendo 10.012 homens e 10.012 mulheres. Eles sairão do Hôtel de Ville às 21h (16h no horário de Brasília), com destino à Esplanada Invalides.
Percurso da ‘Maratona para Todos’ nas Olimpíadas de Paris
Reprodução/Paris 2024 Olympics
O trajeto, com cerca de 42.195 metros, passa por nove cidades: Paris, Boulogne-Billancourt, Sèvres, Ville d’Avray, Versalhes, Viroflay, Chaville, Meudon e Issy-les Moulineaux (veja acima). A rota é uma homenagem à Marcha das Mulheres em Versalhes, em 5 de outubro de 1789, considerada um momento crucial da história da França e da Revolução Francesa.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: