Chineque Fest: conheça 8 deliciosos sabores que vão encantar evento em Joinville

Misturando a tradição com a inovação, a 3ª edição da Chineque Fest reunirá oito deliciosas receitas do amado chineque. Os sabores foram criados exclusivamente para a festa, que será realizada em Joinville, no Norte de Santa Catarina, no dia 24 de agosto.

Chineques da 3ª edição da Chineque Fest

Chineque Fest: conheça 8 deliciosos sabores que vão encantar evento em Joinville – Foto: Divulgação/ND

Neste ano, as panificadoras e confeitarias que ficaram à frente do desafio de criar novas receitas para a Chineque Fest não brincaram em serviço. Tem chineque salgado, com pimenta e até com o famoso pistache.

A 3ª edição da Chineque Fest é uma promoção da NDTV Record e da Câmara Setorial de Padarias e Confeitarias da CDL Joinville. Para Ana Maria Locks, gerente das Câmaras Setoriais, o evento trará uma visibilidade ainda maior para os estabelecimentos que criaram as receitas.

“Equipe maravilhosa que se dispõe a trazer o prazer da boa mesa, do bom café, do resgate da família, para que as pessoas possam desfrutar dessa tradição aqui de Joinville”, afirma.

Segundo Silvano Silva, diretor regional do Grupo ND, além dos sabores espetaculares que o público poderá provar no dia 24, a festa também terá diversas atrações, todas reunidas no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Silva ainda conta que o evento também fará parte das comemorações do bicentenário da imigração alemã em Joinville. “Esse resgate do chineque aqui na cidade, que nós fazemos juntamente com a Câmara Setorial, tem sido espetacular. As pessoas têm recebido a gente com café e chineque”, relata o diretor.

Sabores da Chineque Fest

Damasco com chocolate meio amargo

A Panificadora Princesa lançou o desafio aos colaboradores: “qual sabor exclusivo de chineque deve encantar os clientes?”. Em conjunto, criaram a deliciosa receita de um chineque de damasco com chocolate meio amargo. O diferencial também fica com a farofa e as raspas de limão que completam o doce.

“Quando você saborear esse chineque, você vai sentir um leve azedinho do damasco, e quebrando esse azedo com chocolate amargo. Na boca fica excelente, um sabor bem diferente do que temos no dia a dia”, conta Márcio José dos Santos, proprietário da panificadora Princesa.

Chineque de damasco com chocolate meio amargo - Carlos Júnior/ND

1
2

Chineque de damasco com chocolate meio amargo – Carlos Júnior/ND

Massa fofinha e adocicada, coberta com uma 
camada de damasco e chocolate meio amargo, 
finalizada com uma leve e crocante cobertura de 
farofa amanteigada com raspas de limão - Carlos Júnior/ND

2
2

Massa fofinha e adocicada, coberta com uma
camada de damasco e chocolate meio amargo,
finalizada com uma leve e crocante cobertura de
farofa amanteigada com raspas de limão – Carlos Júnior/ND

Banoffee

A Bertolê Doces preparou uma combinação surpreendente entre o tradicional chineque e um doce muito amado, o banoffee. Segundo o proprietário da Bertolê, Murilo Bertoli Silva, a escolha também partiu da equipe da confeitaria, que decidiu que o sabor é “grandioso, assim como será o evento”.

“Ao morder, e o recheio ter a mistura com a massa, há uma explosão de sabores na boca. Com um cafézinho, fica uma combinação irresistível”, conta Murilo.

Chineque de banoffee - Carlos Júnior/ND

1
2

Chineque de banoffee – Carlos Júnior/ND

Massa levemente adocicada, 
coberta com uma camada generosa de doce de 
leite, tiras de banana salpicadas por uma farofa 
crocante com bolacha e coberta com um 
merengue suíço maçaricado - Carlos Júnior/ND

2
2

Massa levemente adocicada,
coberta com uma camada generosa de doce de
leite, tiras de banana salpicadas por uma farofa
crocante com bolacha e coberta com um
merengue suíço maçaricado – Carlos Júnior/ND

Salgado

A panificadora e confeitaria Helena decidiu inovar na combinação de sabores. O chineque elaborado pela equipe leva o doce da massa tradicional e o salgado de ingredientes como cream cheese, alho e bacon.

“A gente gosta muito de farofa, é bem habituado à farinha panko, ao bancon e cream cheese. Então a gente pensou: ‘vamos juntar tudo que vai ficar incrível’. E realmente ficou”, diz Mara, proprietária da panificadora Helena.

Chineque salgado - Carlos Júnior/ND

1
2

Chineque salgado – Carlos Júnior/ND

Creme especial com cream cheese, alho, manteiga, bacon, tomates e alecrim, coberto por farofa crocante feita com croutons, batata palha, manteiga e queijo parmesão - Carlos Júnior/ND

2
2

Creme especial com cream cheese, alho, manteiga, bacon, tomates e alecrim, coberto por farofa crocante feita com croutons, batata palha, manteiga e queijo parmesão – Carlos Júnior/ND

Strudel

A confeitaria Semente da Terra também decidiu unir duas deliciosas receitas: o chineque e o strudel. “A gente resolveu homenagear os 200 anos de colonização alemã trazendo um sabor específico do strudel, o de maçã”, diz Roseli Streiner, proprietária da Semente da Terra.

“A gente quer trazer para o chineque algo que remeta à cultura alemã para o joinvilense, para que tenha algo para levar para o café”, conta Roseli.

Chineque de strudel - Divulgação/ND

1
2

Chineque de strudel – Divulgação/ND

Massa bem levinha, coberta por 
quatro deliciosas camadas: canela, maça cremosa com passas, castanhas e uma farofa crocante com açúcar de baunilha e raspas de limão - Divulgação/ND

2
2

Massa bem levinha, coberta por
quatro deliciosas camadas: canela, maça cremosa com passas, castanhas e uma farofa crocante com açúcar de baunilha e raspas de limão – Divulgação/ND

Quindim

Já a Amor e Canela também levará uma combinação interessante para o evento. O tradicional chineque ganha a doçura do quindim, prato que é preparado com gema de ovo, açúcar e coco ralado.

“Ficou maravilhoso. A receita foi trazida originalmente pelas escravas africanas e a origem remete ao ‘encanto’ ou ‘dengo’, pelo fato do doce ser delicado”, conta Elvis Cascaes, dono da padaria Amor e Canela.

Chineque de quindim - Divulgação/ND

1
2

Chineque de quindim – Divulgação/ND

Massa aerada e úmida de fermentação natural. Cobertura de creme de ovos suave e coco fresquinho ralado. Finalizado com farofa crocante - Divulgação/ND

2
2

Massa aerada e úmida de fermentação natural. Cobertura de creme de ovos suave e coco fresquinho ralado. Finalizado com farofa crocante – Divulgação/ND

Pistache

A panificadora Itália optou por levar à Chineque Fest um sabor que está em alta, principalmente na internet: o pistache. Conforme Ana Carolina, proprietária da panificadora, a equipe testou diversas combinações até chegar à receita perfeita para a festa.

“Ficou cremoso e suculento. Quando você morde o chineque, fica ainda melhor”, conta Ana.

Chineque de pistache - Carlos Júnior/ND

1
2

Chineque de pistache – Carlos Júnior/ND

Massa dourada e macia com creme de pistache, finalizada com farofa crocante com castanhas - Carlos Júnior/ND

2
2

Massa dourada e macia com creme de pistache, finalizada com farofa crocante com castanhas – Carlos Júnior/ND

Tropical

A Artezan Mega Padaria inventou uma mistura excêntrica: abacaxi com pimenta. Juntos com o chineque, os ingredientes criam uma explosão de sabores.

“A gente fez uma caixinha de sugestões onde todo mundo contribuiu. Escolhemos os 10 melhores e a equipe provou para chegarmos no vencedor. Esse vai ser o nosso e vai nos representar”, conta Lucas Mazur, dono da Artezan.

Chineque tropical - Carlos Júnior/ND

1
2

Chineque tropical – Carlos Júnior/ND

Massa doce, macia e delicada, coberta com creme de baunilha suave, abacaxi suculento e um leve toque de pimenta, finalizado com uma farofa crocante - Carlos Júnior/ND

2
2

Massa doce, macia e delicada, coberta com creme de baunilha suave, abacaxi suculento e um leve toque de pimenta, finalizado com uma farofa crocante – Carlos Júnior/ND

Pêssego com nata

O oitavo sabor especial da 3ª edição da Chineque Fest vem da padaria Abba Haus. A mistura de pêssego com nata promete encantar o público que comparecer na festa no dia 24 de agosto.

“O pêssego é um fruta tropical, muito saborosa e deliciosa. Agrada a todas as idades, tanto os pequenos, os jovens, os idosos”, garante Cilene Marchi Ribeiro, proprietária da Abba Haus.

Chineque de pêssego com nata - Carlos Júnior/ND

1
2

Chineque de pêssego com nata – Carlos Júnior/ND

Massa aerada e 
úmida, levemente adocicada, coberta com uma camada generosa de creme de nata e pedaços de pêssego, coberta com uma farofa crocante - Carlos Júnior/ND

2
2

Massa aerada e
úmida, levemente adocicada, coberta com uma camada generosa de creme de nata e pedaços de pêssego, coberta com uma farofa crocante – Carlos Júnior/ND

Todos os sabores foram criados especialmente para a 3ª edição da Chineque Fest, que será realizada no dia 24 de agosto, das 9h às 17h. Além das receitas especiais, a comunidade poderá aproveitar atrações como feirinha de artesanatos e apresentações musicais.

Serviço

  • O quê: 3ª Chineque Fest;
  • Quando: 24 de agosto, das 9h às 17h;
  • Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa – Avenida José Vieira, 315 – América – Joinville.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.