
Fã de tênis, o Papa Leão XIV recebeu, nesta quarta-feira (14), a visita do número 1 do mundo, o italiano Jannik Sinner no Vaticano. O encontro foi marcado pelo bom humor. O melhor do mundo na atualidade deu duas raquetes de presente ao novo pontífice e o convidou para jogar. “Aqui nós vamos quebrar alguma coisa, melhor não!”, brincou Leão XIV, na Sala Paulo VI.
Sinner está na Itália, na disputa do Masters 1000 de Roma, no Foro Itálico, a quilômetros do Vaticano. O italiano, que vem dominando o circuito desde a temporada passada, voltando às competições após suspensão de três meses por doping. Leão XIV perguntou a Sinner o que acha de jogar em seu país. “Agora estamos no jogo. No início do torneio foi um pouco difícil, mas com três partidas ganhamos um pouco de ritmo”, disse o italiano.
O encontro entre o melhor tenista da atualidade e o papa, que já se declarou um “tenista amador”, foi marcado pelo bom humor mesmo antes de começar. No início da semana, ele disse que aceitaria jogar uma partida beneficente quando questionado por um jornalista. Mas fez uma ressalva, em tom bem humorado: “mas não podemos convidar o Sinner”.
O comentário fazia referência ao sobrenome do tenista italiano. Sinner, em inglês, significa “pecador”. Quando perguntado sobre a brincadeira, o atleta não escondeu o constrangimento. “Por que você tem que me colocar em uma situação difícil?”, brincou o italiano. “Obviamente, ouvi dizer que ele jogava tênis quando era criança. Acho que é bom para nós, jogadores de tênis, ter um papa que gosta desse esporte que praticamos”, completou.
O encontro também contou com a presença do presidente da Federação Italiana de Tênis, Alberto Binaghi. Ele exibiu ao papa a taça da Copa Davis, conquistada pela equipe italiana na temporada passada. Juntos, fizeram fotos e vídeos diante do grande troféu. Sinner é um dos primeiros famosos a encontrar o novo papa, possivelmente o primeiro atleta de alto rendimento. assada.
Encontramos um verdadeiro Papa tenista, um tenista apaixonado, um tenista praticante, um tenista informado sobre o que está acontecendo aqui, no torneio internacional da BNL d’Italia, em Roma. Foi uma surpresa muito agradável”, comentou Binaghi, que disse que o Papa “elogiou várias vezes Jannik e todos os nossos outros jovens pela mensagem que conseguem transmitir, especialmente fora das quadras, com sua simplicidade, com seu respeito pelos adversários”.
Partidas no Peru O Papa Leão XIV sempre disse que o tênis era seu esporte favorito, citando isso em uma entrevista há dois anos. “Considero-me um amador”, disse, lembrando que, desde que deixou o Peru, onde foi missionário por 20 anos, teve poucas oportunidades de jogar tênis. “Então não vejo a hora de voltar às quadras. Mesmo que meu novo trabalho não tenha me deixado muito tempo livre para isso, até agora”, disse, à época.
Em Chiclayo, diocese peruana onde foi bispo, Robert Prevost treinava com sacerdotes. Em Roma, o então cardeal jogava aos domingos na quadra de tênis do Instituto Patrístico Augustinianum, a poucos passos do Vaticano, com vista para a cúpula de São Pedro. (com Estadão Conteúdo)
The post Papa Leão XIV recebe tenista Jannik Sinner e ganha duas raquetes de presente first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.