

Tremor no sul do Chile e na Argentina – Foto: Reprodução/ND
Um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter atingiu o extremo sul do Chile e a Argentina por volta das 8h58 desta sexta-feira (2). É o segundo forte tremor que atinge a região nesta semana e, por isso, a população que está na costa foi orientada a evacuar devido à ameaça de tsunami no sul Chile.
Segundo informações do Centro Sismológico Nacional, o epicentro foi localizado 218,1 quilômetros ao sul de Puerto Williams, na Região de Magalhães e Antártida Chilena, a uma profundidade de 10 quilômetros.
As informações são do O Globo. Na quarta-feira (30), no departamento de Famatina, em La Rioja, já havia epicentro de um tremor de magnitude 5,9 na escala Richter.
Segundo as autoridades, o tremor teve seu epicentro 305 quilômetros ao sul de Puerto Williams, no Cabo Horn. A orientação para a evacuação foi enviada pelo Senapred (Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres).
“Devido à ameaça de tsunami, a Senapred está solicitando a evacuação da área da praia no Território Antártico, região de Magalhães”, afirmou a agência.
Llamamos a evacuar borde costero en toda región de Magallanes. En estos momentos nuestro deber es prevenir y hacer caso a autoridades. COGRID regional y nacional están comenzando. Todos los recursos del Estado están a disposición. https://t.co/2qAA3TGEcN
— Gabriel Boric Font (@GabrielBoric) May 2, 2025
*em atualização
Terremoto de magnitude 6,3 atinge Equador, deixa casas destruídas e desabrigados
O EMSC (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico) registrou um terremoto no Equador de magnitude 6,3 na última sexta-feira (25). O tremor deixou dezenas de pessoas feridas e danificou construções.
O fenômeno foi sentido em pelo menos 56 áreas do país. Houve cortes de energia nas cidades impactadas.