
Corpo do papa poderá ser visitado por fiéis entre esta quarta-feira (23) e sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro. Funeral oficial e enterro serão no sábado (26). Infográfico mostra detalhes do funeral do papa Francisco
Luisa Rivas e Gui Sousa/g1
O velório do papa Francisco começa nesta quarta-feira (23), com uma série de cerimônias que marcam a despedida do pontífice. O corpo ficará exposto na Basílica de São Pedro, em um velório aberto ao público que durará três dias.
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O corpo do papa sairá da Casa Santa Marta a partir das 9h (4h, em Brasília). O caixão será conduzido em procissão até a Basílica de São Pedro. O trajeto começa na Praça Santa Marta, passando pela Praça dos Protomártires Romanos e pelos Arcos dos Sinos, até chegar à Praça de São Pedro.
Anteriormente, a procissão também passava pelo Palácio Apostólico. No entanto, Francisco retirou o local do trajeto para deixar a cerimônia ainda mais simples.
O ritual de procissão será presidido pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé. Antes da saída da Casa Santa Marta, haverá um momento de oração. Ele também fará a Liturgia da Palavra na Basílica de São Pedro.
O corpo de Francisco será exposto diretamente no caixão, sem o uso de uma plataforma elevada, como era feito anteriormente. A mudança também atende a um desejo do papa para deixar o velório mais discreto.
O próprio Francisco também determinou que o caixão fosse mais simples. No passado, papas eram enterrados em três urnas: uma de cipreste, outra de chumbo e a última de carvalho. Agora, a estrutura terá apenas um caixão de madeira revestido com zinco.
A visitação pública ao caixão do papa será permitida nos seguintes horários:
Quarta-feira (23): das 11h às 0h (6h às 19h no horário de Brasília);
Quinta-feira (24): das 7h às 0h (1h às 19h no horário de Brasília);
Sexta-feira (25): das 7h às 19h (1h às 14h no horário de Brasília);
O funeral oficial será realizado no sábado (26), às 10h (5h em Brasília), com uma missa na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais. A celebração marcará o início dos “novemdiales”, os nove dias de luto e orações pela morte de um papa.
Ao contrário de seus antecessores, Francisco pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na cripta da Basílica de São Pedro.
LEIA TAMBÉM
A portas fechadas, funcionários do Vaticano iniciam despedida ‘silenciosa’ do papa Francisco
Por que papa Francisco nunca voltou à Argentina em 12 anos de papado
Próximo Papa deverá ser mais ‘de centro’ para consolidar conquistas de Francisco, diz professor
VÍDEOS: mais assistidos do g1