Animais infestados com carrapatos ou pulgas podem render multa pesada para tutores em Joinville

Negligência com pulgas vira multa em Joinville

Animais infestados com carrapatos ou pulgas podem render multa pesada para tutores em Joinville – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Tutore​s de animais em Joinville poderão ser multados caso negligenciem o tratamento de infestações por ectoparasitas, como pulgas, piolhos, ácaros e carrapatos.

A proposta foi aprovada pelo Plenário da Câmara de Vereadores na sessão dessa segunda-feira (14) e altera o Programa de Proteção Animal do município.

Caso o projeto seja sancionado pelo prefeito, tutores que deixarem de tratar esses casos poderão receber multa mínima de 5 UPMs (Unidades Padrão Municipal), o equivalente a R$ 2.030,35 em abril de 2025 — com base na cotação atual de R$ 406,07 por UPM.

A proposta, de autoria da vereadora Liliane da Frada (Podemos), foi aprovada por unanimidade e sem alterações nas comissões de Constituição e Justiça e de Urbanismo, onde recebeu pareceres favoráveis dos vereadores Vanessa Falk e Neto Petters, ambos do partido Novo.

Por se tratar de um Projeto de Lei Complementar, o texto ainda precisa passar por uma segunda votação antes de seguir para sanção ou veto do prefeito Adriano Silva (Novo).

Nova lei já está em vigor

Na mesma sessão, o Programa de Proteção Animal foi oficialmente alterado com a sanção da Lei Complementar nº 705/2025, já publicada no Diário Oficial Eletrônico.

A nova norma estabelece que tutores devem permitir o acesso de autoridades sanitárias, fiscais de obras, posturas e demais agentes municipais aos locais onde os animais vivem, quando houver suspeita de maus-tratos. A proposta foi apresentada pela vereadora Tânia Larson (União Brasil).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.