
Iniciativa voltada para micro, pequenas e médias empresas contam com consultorias, orientações e acompanhamento contínuo oferecidos pelo Sebrae e pelo Senai As consultorias exclusivas ajudam a identificar gargalos, otimizar processos e inovar de forma sustentável.
adobe stock
Já pensou em aumentar a produtividade do seu negócio, reduzir custos operacionais e impulsionar o faturamento? Esse é o objetivo do programa Brasil Mais Produtivo, voltado para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) de todos os estados. Para se inscrever, basta acessar o endereço online.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e tem as atividades executadas pelo Sebrae e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que atuam diretamente com as empresas para identificar e solucionar as dificuldades dos empreendimentos participantes.
O Programa Brasil Mais Produtivo atua em prol da transformação digital e da inovação, da melhoria de processos e gestão, do aumento da produtividade e da competitividade e da eficiência energética dos negócios inscritos.
Para isso, as empresas beneficiadas terão acesso a consultorias, orientações e acompanhamento contínuo oferecidos pelo Sebrae e pelo Senai, assim como planejamento customizado, financiamento de soluções inovadoras e outras atividades de transformação digital.
O público-alvo da iniciativa são micro e pequenas empresas de todos os setores produtivos, com CNPJ ativo. No caso de empresas industriais (CNAE entre 5 e 43), também podem se inscrever negócios de porte médio, com cinco funcionários ou mais.
Por dentro do Programa Brasil Mais Produtivo
O Programa apresenta quatro modalidades de atendimento:
Plataforma de Produtividade: ambiente online gratuito com cursos, ferramentas e conteúdos sobre produtividade e transformação digital, disponível para 200 mil micro, pequenas e médias empresas de todos os setores neste endereço online.
Diagnóstico e Melhoria de Gestão: consultoria 100% gratuita para inovação e melhoria da gestão, utilizando a metodologia ALI (Agentes Locais de Inovação) do Sebrae, disponível para 50 mil micro e pequenas empresas industriais.
Otimização de Processos Industriais: consultorias especializadas para otimizar processos produtivos, disponível para 30 mil micro e pequenas indústrias e 3 mil médias indústrias. Os trabalhadores também poderão participar de trilhas de capacitação profissional do Senai, com foco em manufatura enxuta e eficiência energética.
Transformação Digital: projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para a adoção de tecnologias 4.0, disponível para 8,4 mil indústrias; desenvolvimento de novas soluções tecnológicas com o suporte de 360 novos provedores de tecnologia; consultoria para a elaboração de um plano de transformação digital, além de descontos em cursos de pós-graduação, disponível para 1,2 mil médias indústrias.
Acesse o site www.brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br e conheça todas as modalidades. Não perca a chance de participar do Brasil Mais Produtivo com o suporte do Sebrae Ceará.