
Inspirado na trajetória do desembargador João Marcos Buch, natural de Porto União, no Planalto Norte catarinense, o documentário “Palavra Presa” foi exibido na Universidade Sorbonne Nouvelle, na França. A transmissão fez parte da primeira edição do Primavera Brasileira que ocorreu nesta segunda-feira (7).

‘Palavra Presa’: documentário sobre história de desembargador de SC é exibido na França – Foto: Reprodução/ND
A produção, dirigida por Ilaine Melo, retrata a atuação de João Marcos Buch como juiz de execução penal, destacando seu trabalho nas prisões e projetos de incentivo à leitura para pessoas privadas de liberdade. Atualmente, Buch integra a 2ª Câmara de Direito Civil do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina).
O evento, que foi aberto ao público, contou com a presença do desembargador. Após a transmissão, foi realizado um debate moderado por Vinicius Carneiro (Universidade de Lille), Alessandra Ciuffa Bourle (Sorbonne-Nouvelle) e Lilian Costa Barcelos (Universidade Sorbonne).
O evento foi organizado por Leonardo Tonus, professor catedrático de Literatura Brasileira na Sorbonne Nouvelle, em parceria com o serviço cultural da universidade.
História do desembargador
Natural de Porto União, João Marcos Buch formou-se em Direito pela Furb (Universidade Regional de Blumenau), em 1992, e é mestre em Direito pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí).
Buch entrou na carreira da magistratura em julho de 1994. Atuou como juiz substituto nas comarcas de Florianópolis, Santa Cecília, Rio Negrinho, Joinville, Imbituba e São Francisco do Sul, e como juiz titular nas comarcas de Quilombo, Canoinhas e Joinville.
Já integrou o grupo temático de persecução penal da ENASP (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública) e o núcleo de execução penal do Grupo de Monitoramento e Fiscalização. Atuou como juiz auxiliar em inspeções no sistema prisional pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Em 2023, foi promovido a juiz de direito de 2º grau. Já em março de 2025, passou a atuar como desembargador do TJSC.
Sinopse de documentário
“Palavra Presa é um documentário sobre como a leitura e a escrita se tornaram uma poderosa forma de expressão e liberdade para quem está atrás das grades. Apresentamos a jornada do juiz penal João Marcos Buch, que dá voz às palavras escritas dos detentos. Ao quebrar as normas tradicionais do sistema prisional, ele desafia o paradigma estabelecido e revela um sistema prisional falido, onde as prisões superlotadas se tornam uma ameaça para a sociedade.”
Teaser do documentário Palavra Presa – Vídeo: Divulgação/Cup Filmes/ND