
O diplomata e escritor passa a ocupar a Cadeira 27, que pertencia ao poeta Antonio Cicero, morto em outubro passado. Edgard Telles Ribeiro toma posse na Academia Brasileira de Letras
O diplomata e escritor Edgard Telles Ribeiro tomou posse como imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), na noite desta sexta-feira (4). Ele passa a ocupar a Cadeira 27, que pertencia ao poeta Antonio Cicero, morto em outubro passado.
Antes da cerimônia, Edgard comentou que está feliz por fazer parte da ABL e que espera aprender com cada um dos colegas acadêmicos.
“Eu quero aprender com esses meus confrades. Eu frequento a academia há uns dois ou três anos, como ouvinte das conferências. Eu gosto muito das conferências que a academia realiza. E cada acadêmico com quem eu já tive oportunidade de trocar ideias me ensinou alguma coisa. Então eu to muito aberto a aprender com essas pessoas e continuar a acumular essas experiências todas”, disse o novo imortal.
Presidente da ABL, o escritor Merval Pereira deu as boas-vindas ao colega e disse que a trajetória de Edgard como ativista cultural no Itamaraty será muito importante para a instituição.
“Ele é um ativista cultural, trabalhou no Itamaraty quase sempre na área cultural e isso vai nos ajudar muito na organização de nossas palestras e atividades culturais”, comentou Merval.
Edgard Telles Ribeiro toma posse na Academia Brasileira de Letras
Divulgação
Responsável pelo discurso de recepção do novo imortal, Ruy Castro destacou Edgard como um dos grandes talentos da sua geração, autor de romances importantes como o “Olho de Rei”, premiado pela Academia Brasileira de Letras, e “O Punho e a Renda”, que ganhou o prêmio do PEN Clube. Segundo Castro, o melhor romance do novo imortal, “O Criado mudo”, de 1991, é uma história impressionante.
Durante a cerimônia desta sexta, a espada, como é tradição, será entregue pelo decano da ABL. Como Jose Sarney não estará presente, o acadêmico Arnaldo Niskier fará a entrega.
Os acadêmicos Antonio Torres, Godofredo de Oliveira Neto e Gilberto Gil introduzirão Edgard no salão Nobre e a comissão de saída será composta pelos acadêmicos Arno Wehling, João Almino e Ricardo Cavaliere.
Perfil
Edgard Telles Ribeiro é um escritor e diplomata aposentado brasileiro. Iniciou sua carreira como crítico de cinema no Rio de Janeiro e estudou cinema na Universidade da Califórnia.
Ele foi professor de cinema na UNB e autor de 15 livros, incluindo romances e contos. Recebeu prêmios literários, como o prêmio da ABL e do Pen Clube. Suas obras foram publicadas em vários países.
Como diplomata, ingressou no Instituto Rio Branco em 1966 e serviu em vários países, incluindo Estados Unidos, Equador e Tailândia. Trabalhou na área cultural do Ministério das Relações Exteriores e foi autor de uma tese acadêmica sobre diplomacia cultural.
Edgard Telles é eleito para ABL